×
Bolsa Família’

Usuários precisam atualizar seus acompanhamentos para manter benefício

Usuários que recebem benefício podem fazer atualização do seu acompanhamento em qualquer unidade de saúde da rede de atenção básica

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus alerta os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) para a necessidade de atualização dos acompanhamentos nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) até o dia 31 de dezembro. Os usuários que não fizerem a atualização podem perder o acesso ao benefício.

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, informa que a Programação Anual de Saúde (PAS) de Manaus, tem como meta ampliar o percentual de acompanhamento de saúde do PBF para 85% até o ano de 2025.

“Estamos preocupados, porque o programa não está apresentando a cobertura nos acompanhamentos de saúde que desejamos”,

explica Lia, que complementa que de um total de 343.148 beneficiários a serem acompanhados nas unidades de saúde, apenas 140.367 fizeram sua atualização até o dia último dia 15.

O Programa Bolsa Família tem como objetivos contribuir para a ruptura do ciclo intergeracional da pobreza, combater a fome, e promover o desenvolvimento e proteção social das famílias, especialmente das crianças, dos adolescentes e dos jovens em situação de pobreza.

Uma das condicionantes do PBF é o acompanhamento de saúde para as crianças de até 7 anos de idade, que precisam fazer o acompanhamento do seu estado nutricional e ter seu cartão vacinal atualizado, quando necessário.

As mulheres de 14 a 44 anos, também precisam receber orientações e cuidados referentes ao pré-natal, quando necessário, e fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero. Os profissionais de saúde também verificam se o cartão vacinal da usuária está atualizado.

Os usuários que recebem Bolsa Família podem fazer a atualização do seu acompanhamento em qualquer unidade de saúde da rede de atenção básica. A lista com endereços e horários de funcionamento das unidades está disponível no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).

Ao buscar as unidades, os beneficiários devem apresentar documento de identidade com foto, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS), cartão da gestante, caderneta de vacinação e documentos complementares conforme o caso.

*Com informações da assessoria

leia mais:

Última visita do ‘Vivendo o Nosso Centro’ acontece neste sábado em Manaus

Racismo influencia abordagem policial e processo por tráfico de drogas, mostra estudo

Amazonas figura entre os estados com menor retorno de impostos à sociedade, aponta estudo

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *