A internação da influenciadora digital Sthefane Matos no início desta semana, em decorrência de um “sangramento cerebral” preocupou os mais de 9 milhões de seguidores da ex-A Fazenda.
O termo é colocado entre aspas, por ser diferente do que é utilizado por especialistas.
Ao iBahia, o doutor Antônio Andrade, neurologista especialista em administração em saúde, presidente da Fundação de Neurologia e Neurocirurgia Instituto do Cérebro, afirma que o termo correto a ser utilizado é hemorragia cerebral.
“Você tem um sistema vascular, que ele tem o arterial e o venoso. O arterial leva sangue para a cabeça, o venoso para o corpo. Se você poda um termo hemorragia cerebral, você pode ter casos como espontânea, provocada, tem várias situações“, afirma o especialista.
De acordo com Doutor Andrade, há diversas hipóteses a serem estudadas no caso de uma hemorragia cerebral.
No caso de Sthe, a assessoria não informou qual o quadro atual da blogueira, apenas que ela está em observação.
“Se for classificar, você tem as má formações das veias venosas, pode ser só aneurisma das artérias, pode ser pequenos vasos rompendo, pode ser que as cavidades que nós temos no cérebro chamadas de ventrículos sangrem“.
Ao informar sobre a internação, a equipe de Sthe afirmou que o caso da blogueira não era “nada muito grave“, no entanto, segundo o neurologista, casos de hemorragia cerebral são tratados como emergência e os tratamentos são diferenciados a depender da pré-disposição do paciente.
“O paciente com uma hemorragia na cabeça é considerado caso de emergência. Não é urgência, é emergência e tem que ser visto direitinho. O primeiro passo é a tomografia, depois fazer um estudo angiográfico a depender do paciente. Precisa saber da faixa etária, dos fatores de risco, se é diabético, se tem hipertensão“.
Até o momento, a assessoria da influenciadora não atualizou o quadro da blogueira. Segundo o comunicado, Sthe deve ficar em observação até o final do dia.
Não foi informado em qual hospital a ex-A Fazenda está internada, nem qual equipe médica cuida de Sthefane.
*iBahia
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Internado com bactéria no pulmão, Matheus precisa de doações de sangue no Hemoam
Fevereiro Roxo: AM recebe ação de conscientização sobre Alzheimer, fibromialgia e lúpus
Melatonina: para que pacientes pode ser indicado o “hormônio do sono”?
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱