Manaus (AM) – A capital amazonense sofreu pela terceira vez, em menos de oito meses, uma queda geral de internet, nesta terça-feira (22). O sistema, que começou a apresentar falhas por volta das 10h da manhã, deixou a população sem acesso a diversos serviços digitais. Parlamentares locais criticaram a problemática enfrentada.
De acordo com o deputado federal Sidney Leite (PSD), o Amazonas em forma geral vive um caos no que diz respeito ao acesso a uma internet de qualidade. Ele salienta que a agência de telecomunicações não toma as devidas providências.
“Eu mesmo estive uns dias atrás cobrando do presidente (da empresa) medidas enérgicas. Que fique claro que a Anatel está à serviço das empresas e não do consumidor. Eu entendo que o parlamento precisa repensar a função dessas agências porque elas não cumprem o papel para que foram criadas, infelizmente”,
afirmou.
O primeiro apagão foi registrado em agosto de 2021 e o mais recente, em 15 de fevereiro deste ano.
Vendo o desamparo no estabelecimento de internet, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) classifica o ocorrido como uma agressão ao consumidor.
“A minha sugestão é que o Procon seja duro com a operadora que está lesando os consumidores. A Anatel a quem compete dar as concessões deve agir igualmente, porque nós consumidores estamos desamparados”,
disse o parlamentar.
O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT), salienta que a queda de internet prejudica imensamente as atividades da população e que a princípio, a primeira atitude a ser recorrida é notificar o Procon (A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).
“Isso é muito grave. Após notificar o Procon, deve-se acionar a Anatel. A empresa é o órgão que fiscaliza a comunicação para que possamos verificar qual sanção essas empresas defendem o consumidor e fiscalização das telecomunicações”,
comentou o deputado estadual.
O vereador Rodrigo Guedes (PSC), acredita que regionalmente sofremos com uma problemática enorme em relação a qualidade de estabelecimento de internet. Segundo ele, nenhuma das empresas toma as devidas responsabilidades.
“Os órgãos de defesa do consumidor devem provocar a Anatel. Infelizmente a Anatel não funciona. Outra vez eu perguntei para o superintendente da Anatel aqui no Amazonas se alguma vez a empresa já havia multado as empresas de telefonia e a resposta foi que não, ou seja, o que não tem punição, nunca vai melhorar”,
destacou.
Resultados
A instabilidade na internet, ocasionou inúmeros impasses nas atividades diárias da população. O estudante Eros Mota, afirma que durante a dificuldade de acesso a internet, não conseguiu ser informado do cancelamento de uma reunião.
“A reunião foi desmarcada pouco tempo depois de eu ter saído de casa. Cheguei ao local e minha colega conseguiu me avisar em cima da hora, porém eu já havia me deslocado. Além disso, tentei realizar uma compra em um estabelecimento, que não conseguia passar a máquina de cartão e não aceitava em espécime”,
relatou.
Além de casos isolados, a falta de internet afetou a prestação de serviços em grandes órgãos, como o Detran. O departamento informou que os serviços de veículos e de habilitação, prestados presencialmente e pelo portal de serviços, estavam fora do ar.
“O problema gerado pelo cabeamento da Embratel afeta todos os municípios onde o Detran Amazonas atua, tornando assim impossível o atendimento”, informou a nota.
Notas das empresas
A Anatel informou que a empresa Claro informou ter enfrentado uma interrupção das 11h48 às 15h30 desta terça-feira (22) devido ao rompimento simultâneo e acidental de 3 de suas rotas de transmissão que atendem Manaus.
“Os serviços de telefonia fixa, banda larga fixa e telefonia móvel foram afetados nos Estados do Amazonas (AM) e Amapá (AP) e degradados no estado de Roraima (RR). A Vivo reportou ter tido 10 minutos de instabilidade em banda larga fixa e telefonia celular nos Estados do Amazonas e Amapá, das 13h10 às 13h20, devido a interrupção de linha de transmissão contratada com empresa terceira. A Anatel segue monitorando a situação”, salientou a nota.
Em nota, a Claro informou que a queda de internet foi devido ao rompimento de cabos na infraestrutura de longa distância compartilhada entre as operadoras que atendem a região de Manaus.
“A Claro ressalta que as equipes técnicas responsáveis estão atuando na recuperação e os serviços já começaram a ser restabelecidos”, afirma.
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