O cantor Rodriguinho foi advertido por Isabelle Nogueira, na madrugada desta sexta-feira (12), após chamar a amazonense de “índia” no BBB24.
A amazonense que atua como cunhã-poranga do Boi Garantido, de Parintins, explicou para o cantor que o uso do termo remete ao sentido usado pelos colonizadores quando chegaram ao Brasil.
“O termo ‘índia’ é um termo meio que pejorativo, o mundo está compreendendo isso agora. Quando você vai falar de um indígena de fato, é indígena ou povo originário. ‘Índia’ foi quando o colonizador chegou no Brasil e quis falaram que nós parecíamos o povo da Índia”,
disse a dançarina.
Em resposta, o cantor carioca, que é o Líder da casa, disse: “Eu quero aprender”.
“A gente se reeducando, em constante evolução. A partir de então, você já sabe”, disse Isabelle.
Ela foi uma das três pessoas pré-indicadas pelo pagodeiro ao segundo paredão do BBB24, que será formado nesta sexta-feira. Isabelle, Beatriz ou Davi serão escolhidos por Rodriguinho para ir a berlinda.
Termo ofensivo
A antiga nomenclatura dos povos indígenas, no entanto, não é mais aceita e carrega diversos estereótipos. A jornalista indígena Juliana Lourenço explica parte deste processo em seu perfil no Twitter.
“‘Índio’ é ofensivo, pois foi o nome dado pelos invasores e nega o que somos. Como diz Daniel Munduruku, a palavra ‘índio’ é uma ficção que foi introduzida na mente dos brasileiros pelo sistema oficial de ensino. É uma palavra que não diz quem somos, mas o que as pessoas acham que somos”,
relata ela.
“Costumam nos chamar de preguiçosos, selvagens, atrasados e inúteis. Todos esses adjetivos estão dentro da palavra ‘índio’. Ela nega o que somos porque assim aprendemos. Para que novos significados façam parte de nosso repertório, é necessário criarmos consciência de que os povos indígenas são de verdade”, completa a jornalista.
*Com informações do CNN e do site EM
Leia mais:
BBB 24: Rodriguinho é o novo líder e deixa três brothers ‘na mira’ do paredão
Paredão: Maycon é o primeiro eliminado do BBB 24
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱