×
interior

Reunião com secretários de Presidente Figueiredo teve regularização fundiária como tema central

Município iniciou o levantamento topográfico para solucionar a questão da regularização

Foto: Divulgação

Presidente Figueiredo (AM) – A regularização fundiária foi o tema central da reunião com os secretários municipais de Presidente Figueiredo (distante 110 quilômetros de Manaus). Apesar de ser um problema crônico e de difícil resolução, a administração municipal vem progressivamente enfrentando esse desafio.

A reunião com os líderes da Associação Taboca e do Ramal da Nona, no Km 185 da BR 174, demonstrou que o município já iniciou o levantamento topográfico e está empenhado em solucionar a questão da regularização.

Segundo os executivos municipais, a prefeita Patrícia Lopes já determinou que a Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), agilize as emissões do Cadastro Rural (CAR) e do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). Esses documentos são fundamentais para a posse da terra.

“Precisamos acelerar essa regularização que se arrasta há anos, para que os produtores e moradores rurais possam ter um sono tranquilo, sem a ameaça constante de perder suas terras e sem poder receber investimentos para desenvolver seus empreendimentos”,

afirmou Patrícia Lopes.

Conforme Carles Waldemar, líder da Associação Taboca e também da comunidade do Ramal da Nona, este é um dos passos mais importantes para as comunidades.

Os líderes da comunidade, Carlisson Ravlik e Anita Karina, informaram que já estão agilizando a documentação junto às famílias o mais rápido possível, para que o Grupo de Trabalho possa regularizar a situação o mais breve. “Este era um sonho antigo dos comunitários e vamos abraçar essas ações da prefeitura para buscar a melhoria da qualidade de vida de nossa gente”, definiram.

*Com informações da assessoria

Leia mais

Entenda o porquê de Presidente Figueiredo e Apuí serem os únicos municípios em normalidade na seca

Idosos sofrem violência dos próprios familiares em Presidente Figueiredo

Cidade Empreendedora leva carreta com cursos de gastronomia para Presidente Figueiredo

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *