Presidente Figueiredo (AM) – A regularização fundiária foi o tema central da reunião com os secretários municipais de Presidente Figueiredo (distante 110 quilômetros de Manaus). Apesar de ser um problema crônico e de difícil resolução, a administração municipal vem progressivamente enfrentando esse desafio.

A reunião com os líderes da Associação Taboca e do Ramal da Nona, no Km 185 da BR 174, demonstrou que o município já iniciou o levantamento topográfico e está empenhado em solucionar a questão da regularização.

Segundo os executivos municipais, a prefeita Patrícia Lopes já determinou que a Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), agilize as emissões do Cadastro Rural (CAR) e do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). Esses documentos são fundamentais para a posse da terra.

“Precisamos acelerar essa regularização que se arrasta há anos, para que os produtores e moradores rurais possam ter um sono tranquilo, sem a ameaça constante de perder suas terras e sem poder receber investimentos para desenvolver seus empreendimentos”,

afirmou Patrícia Lopes.

Conforme Carles Waldemar, líder da Associação Taboca e também da comunidade do Ramal da Nona, este é um dos passos mais importantes para as comunidades.

Os líderes da comunidade, Carlisson Ravlik e Anita Karina, informaram que já estão agilizando a documentação junto às famílias o mais rápido possível, para que o Grupo de Trabalho possa regularizar a situação o mais breve. “Este era um sonho antigo dos comunitários e vamos abraçar essas ações da prefeitura para buscar a melhoria da qualidade de vida de nossa gente”, definiram.

*Com informações da assessoria

Leia mais

Entenda o porquê de Presidente Figueiredo e Apuí serem os únicos municípios em normalidade na seca

Idosos sofrem violência dos próprios familiares em Presidente Figueiredo

Cidade Empreendedora leva carreta com cursos de gastronomia para Presidente Figueiredo