×
Comportamento

Filmes, experiências VR e jogos estão mudando a forma como consumimos a história; veja por que isso é bom

Felizmente, eventos importantes da história não estão apenas nos livros didáticos

Historia est magistra vitae. O famoso provérbio latino diz que a história é a mestra da vida, mas aprender sobre figuras e acontecimentos históricos pode ser entediante e pouco inspirador para muitos.

Como compreender as majestosas cidades da Suméria ou do Egito sem imagens ou vídeos vívidos numa era em que o YouTube é uma das principais fontes de informação?

Felizmente, eventos importantes da história não estão apenas nos livros didáticos. O desenvolvimento tecnológico mudou a forma como consumimos a história, e a pesquisa confirma que isso é uma coisa boa.

Como as experiências visuais melhoram o aprendizado

Existem diferentes caminhos para se aprender sobre um determinado tema. Ler em uma enciclopédia pode ser uma ótima maneira de descobrir as guerras de Napoleão, mas alguns podem se sentir intimidados pela avalanche de fatos e figuras célebres. E se você viajar para o passado através de uma abordagem multicanal? Imagine que você possa ler sobre acontecimentos históricos e assistir a um filme ou jogar um jogo para entender os assuntos.

Mais de uma pesquisa confirmou que o vídeo pode ser a melhor maneira de reforçar o aprendizado. Como 90% das informações que consumimos em nossos cérebros são visuais, estudar assuntos históricos através de meios como filmes, jogos ou experiências de realidade virtual pode ajudar na compreensão de fatos e personalidades.

Jogos através da história

Nos últimos anos, a indústria de jogos ultrapassou Hollywood em receitas brutas, e ela está ficando maior. Embora a maioria dos desenvolvedores crie mundos de fantasia, em muitos casos a inspiração vem da história. Por exemplo, jogar jogos de estratégia em tempo real pode lhe dar uma visão de como se estabeleciam as relações entre países, como eram os soldados e como se desenrolavam as batalhas. É claro que o conhecimento científico sobre eventos passados impõe limites às liberdades criativas, ainda assim é possível aprender muito com os jogos.

Se quiser viajar para a era antiga, você pode jogar vários gêneros, como jogos de ação de aventura, estratégias baseadas em turnos ou em tempo real. Esses jogos podem revelar muito sobre a época. A jogabilidade nem sempre reflete com precisão os acontecimentos históricos, mas as descrições e cenários o guiarão através da época.

Se você gosta de jogos medievais, há grandes opções em todas as plataformas, desde jogos típicos para PC, passando por títulos multiplataforma até jogos móveis com um tema semelhante, como Vikings: Guerra dos Clãs, que você pode jogar em movimento onde quer que esteja.

Era Napoleônica, Primeira e Segunda Guerra Mundial também são temas de muitos jogos que transportarão você a um fascinante caminho de fantasia. Além disso, muitos desses jogos reconstituem roupas, figuras históricas e acontecimentos com precisão. Em alguns casos, você pode até aprender mais sobre um fato específico, pessoas e unidades envolvidas do que através de uma fonte tradicional.

História através da realidade virtual e aumentada

O jogo é uma experiência imersiva que o impactará em muitos níveis. Mas a realidade virtual (VR, na sigla em inglês) é um passo à frente. Imagine caminhar pelo conjunto de Pirâmides de Gizé ou pelos Jardins Suspensos da Babilônia. Os fones de ouvido VR já são adotados em alguns ambientes educacionais e museus. Além de mostrar a história de épocas passadas por meio da reconstrução 3D da arquitetura antiga, a VR pode levá-lo a lugares que você não conheceria de outra forma. Por exemplo, você pode fazer um passeio virtual pelo Coliseu de Roma, pelas pirâmides maias ou pelo templo de Angkor Wat nas selvas do sudeste asiático.

A realidade aumentada (AR) também tem um enorme potencial. A AR está disponível por meio de fones de ouvido especializados e pode ser conferida em visitas a museus. Além disso, você pode usar aplicativos de AR no smartphone, o que torna essa tecnologia muito mais acessível do que a VR. Já existem inúmeros projetos que utilizam os jogos de AR para ensinar história.

Os jogos de VR e AR podem incluir modelos 3D precisos de estruturas históricas, maravilhas do mundo, personalidades notáveis e outros elementos visuais que revelarão muito mais do que as formas tradicionais de aprendizagem de fatos históricos.

Filmes históricos

Os documentários são amplamente aceitos como a segunda melhor ferramenta para se aprender história depois dos livros didáticos. Locais autênticos, especialistas no tema reconhecidos e animação podem elevar a experiência e o conhecimento sobre fatos históricos. Há também redes de TV e canais de YouTube dedicados totalmente a temas históricos.

Uma maneira controversa de aprender história é através de filmes. Isso porque, ao adaptar a realidade para a tela, os produtores e roteiristas costumam inserir elementos ficcionais para criar enredos dramáticos. No entanto, muitos filmes oferecem um contexto preciso do tempo que mostram. Com eles, você pode aprender sobre acontecimentos e figuras notáveis.

Gladiador e Troia são filmes baseados em acontecimentos históricos, mas com uma considerável liberdade artística. Ainda assim, reproduzem com precisão vestimentas, armas e relações entre o homem livre, os escravos e a sociedade.

Todos os Homens do Presidente é um filme sobre a história recente e mostra em profundidade como dois repórteres do Washington Post revelaram o caso Watergate, que levou à demissão de Richard Nixon. O Franco Atirador é um filme clássico que mostra como a guerra afeta as pessoas, focando-se na Guerra do Vietnã.

Filmes que retratam os fatos históricos em detalhes, como o russo Stalingrado – A Batalha Final e A Queda – As Últimas Horas de Hitler, sobre os últimos dias de Hitler em seu bunker de Berlim, lançam luz sobre esses temas sombrios.

Nem sempre é ciência

Para quem acha que estudar história é enfadonho, assistir a filmes, jogar jogos ou usar a VR para conhecer fatos históricos pode ser um salva-vidas. É claro que não há nada de errado em ampliar seu conhecimento por esses canais. Porém, ao jogar um jogo ou assistir a um sucesso de bilheteria de Hollywood, você deve estar sempre ciente da linha entre ficção e conhecimento científico sobre a história.

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *