×
mercado profissional

Procura por vagas de jovem aprendiz cresce 65% em janeiro, indica pesquisa do BNE

Os números divulgados pelo Banco Nacional de Empregos revelam um aumento significativo

A busca por oportunidades de trabalho como jovem aprendiz registrou um aumento de 65% em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os números divulgados pelo Banco Nacional de Empregos (BNE) revelam um aumento significativo, com o número de currículos cadastrados na plataforma subindo de 7.431 para 12.268 durante o período em análise.

José Tortato, diretor de operações (COO) do BNE, atribui esse aumento da procura por vagas de Jovem Aprendiz no início do ano a diversos fatores. Ele destaca, por exemplo, a disponibilidade de tempo dos estudantes durante o período de férias escolares e a abertura de novas vagas por parte das empresas como impulsionadores desse crescimento.

“O mercado de trabalho se mostrou mais aquecido em comparação ao final de 2023. Este aumento na atividade econômica se traduz em um aumento na demanda por mão de obra, o que gera oportunidade também para quem está começando”,

destaca.

Além da busca por vagas de jovem aprendiz, o levantamento do BNE também revela outras tendências no mercado de trabalho. As profissões de auxiliar administrativo e recepcionista figuram entre as mais buscadas pelos candidatos, representando, em conjunto, 49,9% do total das 10 áreas mais procuradas em 2024. A lista das profissões mais buscadas inclui ainda estagiário, atendente, assistente administrativo, auxiliar de produção, vendedor, motorista e ajudante geral.

Uma mudança em relação ao ano anterior é a posição do motorista, que não estava entre as 10 profissões mais buscadas em 2023, enquanto o auxiliar de serviços gerais completava a lista naquele ano.

Além disso, o BNE também identificou as posições com o maior número de vagas disponíveis. Consultor de vendas, mecânico automotivo e vendedor lideram a lista, seguidos por representante comercial, auxiliar administrativo, vendedor interno, auxiliar de produção, vendedor externo, estagiário e assistente administrativo. Em comparação com o ano anterior, mecânico automotivo e assistente administrativo não estavam entre as 10 posições mais procuradas, enquanto auditor e auxiliar de serviços gerais completavam o ranking naquele período.

Esses dados refletem as tendências atuais do mercado de trabalho e as mudanças nas preferências e demandas dos candidatos e das empresas em busca de talentos e colaboradores.

Sobre o Banco Nacional de Empregos

Há mais de 20 anos no mercado, o Banco Nacional de Empregos (BNE) é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Programa de aprendizado promove integração entre estudantes e suas famílias em Manaus

Conectado o tempo todo? Veja como isso pode prejudicar seu aprendizado, bem-estar e saúde mental

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *