×
Fraudes

Operação da PF combate fraudes no Auxílio-Reclusão no Amazonas e outros dois estados

Durante a Operação Falsi Captivi, foram cumpridos cinco mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão no Amazonas, em Minas Gerais e no Paraná

Foto: Divulgação - PF

Cinco mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos, nesta terça-feira (19), relacionados a uma investigação que apura associação criminosa de falsificadores de documentos utilizados para fraudar benefício previdenciário de Auxílio-Reclusão.

Os levantamentos efetuados a partir do cruzamento de informações, realizadas pelo relatório de informação do Núcleo de Inteligência Previdência do Ministério da Previdência Social – NUINP, indicaram que o auxílio foi solicitado com data retroativa por meio de documentação falsa e adulterada.

Com o aprofundamento das investigações, apurou-se que o grupo utilizava declarações falsas/adulteradas de reclusão, inserção de contrato de trabalho inverídico em CTPS e informação de vínculos empregatícios fraudulentos.  A associação criminosa angariava a retroação na data da reclusão do instituidor para justificar um recebimento maior do auxílio e recebimentos mensais.

Os elementos indicam um possível prejuízo aproximado, até a última consulta das autoridades, de R$1.5 milhão.

Os policiais federais cumprem os mandados de prisão e de busca e apreensão, no Amazonas, em Minas Gerais e no Paraná. Os alvos da operação poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação e uso de documentos falsos, com penas que podem chegar a mais de 21 anos de prisão e multa. 

*Com informações da assessoria.

Leia mais

Colombianas que passaram pelo AM são presas pela PF com cerca de 10 kg de cocaína

PF faz operação de combate ao abuso sexual infantil

Avião da PF cai em aeroporto e deixa dois agentes mortos; confira o vídeo

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *