×
FAS

Projeto de educação na Amazônia atende mais de 600 crianças e adolescentes

Em quatro anos de projeto na região, 660 crianças e adolescentes e 956 famílias foram atendidas em 40 comunidades ribeirinhas

Manaus (AM) — Localizada há quase 600 quilômetros de Manaus, a comunidade Punã viveu um dia de formatura na última quinta-feira, 14 de março. Graduandos e familiares encheram o histórico casarão da localidade para a cerimônia de entrega de diplomas do projeto Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhos da Amazônia (Dicara).

Organizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), a iniciativa oferece ações socioeducativas em complemento ao ensino formal e com foco na valorização de culturas e saberes regionais e na capacitação das juventudes.

“Concluímos o projeto em Uarini com a formatura de jovens de vários cursos que integraram a nossa programação, de educação ambiental a empreendedorismo, e tiveram como diretriz a capacitação de jovens lideranças, que estejam informadas e conscientes de seus direitos e deveres e preparadas para reivindicar por melhorias em suas comunidades”,

afirma Avana Franco, educadora social da FAS e responsável pelo projeto em Uarini. 

Em quatro anos de projeto na região, 660 crianças e adolescentes e 956 famílias foram atendidas em 40 comunidades ribeirinhas, situadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, e um bairro periférico na sede do município amazonense. Entre as 44 atividades realizadas, destaque para serviços socioassistenciais, como mutirões de atendimento de saúde básica e emissão de documentos, formações de jovens lideranças, a realização de grandes eventos de incentivos ao esporte e oficinas de educação ambiental, informática, teclado e violão.

“O projeto ofereceu uma forma dos jovens se expressarem, como foi o meu caso, através da música”, conta Maria Lúcia da Costa, 13 anos, moradora do bairro Verde, em Uarini. A jovem participou de uma das oficinas de violão. “Foi uma oportunidade muito boa para as pessoas se encontrarem e aprenderem mais, dentro daquilo que elas gostam. Eu vou levar esse aprendizado para minha vida”,

disse.

Para Alcione Rodrigues, líder comunitário e pai de uma das participantes, os benefícios do projeto vão além do ensino de temáticas de educação e cidadania e se estendem para o envolvimento e interesse da juventude em se integrar à organização das comunidades ribeirinhas.

“Essa iniciativa nos trouxe oportunidade, não só para a minha família, mas para a Reserva (Mamirauá) como um todo, com esses cursos de fortalecimento e empoderamento de crianças e adolescentes. Isso pra gente deixa um legado importante, eu vejo como liderança que, a partir do Dicara, os jovens estão se envolvendo mais nas atividades comunitárias.”

O projeto contou com o financiamento da Unilever e apoio do Governo do Estado do Amazonas, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Uarini, Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e Cultura, Conselho Tutelar, Guarda Civil, Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) e Associação de Moradores e Usuários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá Antônio Martins (AMURMAM).

Sobre o projeto

Criado pela FAS em 2014, o projeto Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas na Amazônia (Dicara) realiza ações socioeducativas, acompanhamento familiar e capacitação de professores com foco no fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes. A metodologia do projeto segue os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Em 9 anos de atuação, o Dicara já contemplou 09 municípios e 12 Unidades de Conservação na Amazônia. Somente em 2022, mais de 1.600 pessoas foram beneficiadas com as atividades. 

Sobre a FAS  

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda.

A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Escola de educação em Manaus estimula entrada de meninas no mercado da tecnologia

‘Sine nos Bairros’ vai atender em duas escolas da Zona Leste de Manaus neste sábado

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *