×
tempestade

Chuva provoca caos e inundações em Dubai e foi equivalente a dois anos nos Emirados Árabes

Climatologista avalia que é "muito provável" que o aquecimento global tenha piorado as condições da tempestade

As incomuns chuvas torrenciais em Dubai causaram inundações nas modernas rodovias e caos no aeroporto na quarta-feira, depois que uma tempestade provocou um recorde de precipitação.

Os 254 milímetros de chuva, equivalentes às precipitações que os Emirados Árabes Unidos (EAU) recebem em dois anos, geraram um congestionamento monumental nas rodovias de seis pistas e um homem de 70 anos morreu em Ras Al Khaimah, informou a polícia.

Os meios de comunicação oficiais relataram que as chuvas estabeleceram um recorde desde 1949, antes da formação dos Emirados em 1971.

As autoridades recomendaram aos passageiros que não se deslocassem para o Aeroporto de Dubai, que tem o maior tráfego do mundo, exceto em casos de extrema necessidade, pois os voos continuam com atrasos e alguns estão sendo desviados.

A tempestade atingiu os Emirados e o Bahrein desde a noite de segunda-feira, depois de passar por Omã, onde deixou 18 mortos.

A climatologista Friederike Otto, especialista em avaliar o papel das mudanças climáticas em fenômenos meteorológicos extremos, disse à AFP que é “muito provável” que o aquecimento global tenha piorado as condições da tempestade.

Chuva ‘me assusta’

Os principais centros comerciais Dubai Mall e Mall of the Emirates sofreram inundações, e a água chegou até a altura dos tornozelos em pelo menos uma estação do metrô de Dubai, de acordo com imagens postadas nas redes sociais. Algumas estradas ruíram, comunidades residenciais foram atingidas por fortes inundações e muitos moradores relataram vazamentos em telhados, portas e janelas.

As escolas foram fechadas nos Emirados Árabes Unidos e deverão permanecer fechadas na quarta-feira, quando estão previstas novas tempestades. O governo de Dubai também estendeu o trabalho remoto para seus funcionários até quarta-feira.

Algumas áreas do interior dos Emirados Árabes Unidos registaram mais de 80 milímetros de chuva durante as 24 horas até às 8h (3h em Brasília), aproximando-se da média anual de cerca de 100 mm. O Bahrein, a noroeste dos Emirados Árabes Unidos, também foi atingido por fortes chuvas e inundações depois de ter sido atingido por trovões e relâmpagos durante a noite.

“Gosto de brincar na chuva, mas pela primeira vez isso me assusta”, disse Ali Hassan, de nove anos, enquanto ajudava sua mãe a tirar a água do lado de fora de sua casa em Manama, capital do Bahrein.

As tempestades atingiram os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e partes do Catar depois de atingir Omã, onde causaram inundações mortais e deixaram dezenas de pessoas isoladas. O corpo de uma criança foi recuperado na terça-feira, elevando o número de mortos para 18, com duas pessoas desaparecidas, disseram autoridades de emergência à Agência de Notícias oficial de Omã.

*Com informações do O Globo

Leia mais:

Operação investiga influenciadores suspeitos por falsas rifas no Rio de Janeiro

IEL Amazonas abre vagas para estágio com salários que chegam até R$ 1,8 mil

Abril Azul: Cine Inclusão ofertará sessões de cinema para pessoas com autismo, em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *