Manaus (AM) – As Carretas de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas estarão, nos próximos dias, atendendo nas zonas Norte e Sul de Manaus, com a oferta de exames de mamografia e ultrassonografia. A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) é receber cerca de 5 mil pacientes, nas duas zonas da cidade.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, explica que as Unidades Móveis atuam em todas as zonas da cidade, ficando por um período em cada área e, dessa forma, levando a oferta de exames para mais próximo da população, facilitando o acesso e ampliando o alcance das ações de saúde.
“O propósito do atendimento móvel é ampliar ainda mais a capacidade de oferta de exames que são importantes para a detecção de doenças e tratamento precoce”,
destaca a secretária.
A partir de segunda-feira (22), uma das unidades iniciará atendimento no Centro de Convivência da Família Padre Vignola, bairro Cidade Nova, Zona Norte, seguindo no local até 24 de maio. A expectativa é de atender cerca de 2.750 pessoas, de acordo com a secretária Nayara Maksoud.
No dia 29 de abril, a segunda carreta inicia o atendimento no estacionamento do Studio 5 Centro de Convenções, Distrito Industrial 1, Zona Sul, onde permanecerá até o dia 24 de maio. A expectativa é receber aproximadamente 2.200 pessoas, diz Nayara Maksoud.
Os exames nas carretas, frisa a secretária, são direcionados a pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com a autorização de encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O exame de mamografia possibilita a identificação precoce de alterações suspeitas de câncer, importante para que a paciente inicie logo o tratamento, aumentando as chances de cura. A ultrassonografia, por sua vez, auxilia no diagnóstico de várias doenças.
*Com informações da assessoria
Leia mais
Amazonas amplia vacinação contra a dengue para pessoas com idades entre 10 e 59 anos
Residencial Viver Melhor 3 ganha creche municipal para mais de 200 crianças
Amazonas Energia tem 10 dias para explicar desligamento que afetou 3 cidades no estado
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱