Manaus (AM) – Em pouco mais de quatro horas, o mutirão coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) realizou a entrega de 338 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) para cidadãos que estiveram nos Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), na manhã deste sábado (27). Os atendimentos iniciaram às 8h.
Foi por meio dessa iniciativa que o militar do Exército Jorge Castro, de 22 anos, conseguiu receber sua identidade. Ele agradeceu a alternativa dada pelo Governo do Estado para que o cidadão pudesse receber seu documento.
“Eu achei que ia demorar, mas foi super rápido. Eu sou militar e quase não tenho tempo. A equipe está de parabéns. Eu fiquei feliz porque durante a semana eu estava sem tempo de pegar o documento e agora eu estou com ele nas mãos”, define Jorge Castro.
Acompanhamento
Durante toda a manhã, o diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), órgão vinculado à SSP-AM e responsável pela emissão das CINs, esteve nos PACs para acompanhar os atendimentos. De acordo com ele a ação foi exitosa, uma vez que o Governo do Estado conseguiu proporcionar novos mecanismos para que o cidadão tenha acesso ao documento.
“Constatamos que mais de 17 mil Carteiras estavam aguardando (por seus donos) nos PACs, então decidimos abrir a oportunidade para que as pessoas pudessem vir, em um sábado, buscar seu documento e ter em mãos acesso a mais cidadania”, afirmou Mahatma.
O diretor destacou ainda que o cidadão que já recebeu a Carteira de Identidade Nacional também pode ter o documento em versão digital. Para isso ele deve cadastrar sua conta no aplicativo GOV.BR do Governo Federal e seguir os passos para baixar a CIN Digital, que tem a mesma validade que o documento físico.
*Com informações da assessoria
Leia mais
Mutirão para entrega de Carteira de Identidade Nacional acontece em Manaus neste sábado
Câmara Cidadã: 4ª edição tem emissão de Carteira de Identidade Nacional no Sambódromo
Artesanato de etnias indígenas compõe atrações da Feira da Eduardo Ribeiro, no Centro
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱