O Grupo Amazon Top Girl, de Manaus, é totalmente feminino e composto por defensoras da preservação e da pesca esportiva que reúne mulheres com um sentimento em comum, a paixão pela pesca.
Segundo Adriane Galvão, uma das administradoras, o grupo tem como objetivo maior a pesca esportiva, que consiste em pescar, manusear corretamente o peixe, fotografar e soltar no ambiente natural, dentre as espécies, principalmente o Tucunaré.
“O grupo Amazon Top Girl foi fundado a partir do Amazon Top, um grupo masculino também praticante da pesca esportiva. Tomamos a iniciativa de criar um grupo feminino para reunir o máximo de mulheres que compartilhassem dessa mesma paixão”, explicou.
Para Priscilla Santos, que é integrante do Amazon Top Girl, a pesca esportiva ensina sobre a preservação de áreas naturais e fomenta o turismo local gerando fonte de renda.
“A pesca esportiva para mim não é só um esporte, é uma arte e entrou na minha vida por meio do meu marido, que modéstia à parte, é um dos melhores pescadores do país. É um esporte extraordinário que te conecta a natureza, desestressa, energiza e para completar, vem a melhor parte, traz o prazer de pescar. Nada explica a sensação de um peixe fisgado!! É emocionante e cada peixe é um troféu pessoal que fotografamos, medimos e devolvemos ao rio”, declarou.
A Pesca Esportiva incentiva a preservação e o morador dessas regiões passa a compreender que a atividade fomenta o turismo local e gera uma grande fonte de renda. Como consequência, ele aprende a preservar também porque vê o que o turismo proporciona, aprende a valorizar a beleza de um peixe, não como consumo.
“É um círculo virtuoso que não para de girar. Acho que é esse o objetivo, ser um meio de ajuda à quem precisa, contribuir com a preservação, ensinar a valorizar o que se tem de melhor e desfrutar do prazer que o esporte proporciona”, destacou a integrante.
Priscilla Santos também enalteceu as colegas do grupo Amazon Top Girl. “Fui muito bem recebida no grupo e me senti acolhida. Já participei de torneio com mulheres super profissionais e cada vez mais, vejo que o que antes era um esporte exclusivamente masculino, hoje é composto por mulheres que estão ganhando destaque e provando que mulher é boa em tudo que se dedica a fazer”, disse.
Patrícia Amorim, também comentou sobre integrar o grupo. “Ainda encontramos alguns comentários machista, mas isso é de quem não conhece, nem prática o esporte. Sinto orgulho de fazer parte do Amazon Top Girl e de praticar esse esporte. Quem não conhece, precisar ir um dia e eu já antecipo que irá se apaixonar”, relatou.
Programação Anual
Com mais de três anos de existência, o grupo conta com uma programação anual que consiste em encontro com as pescadoras e resenhas até o torneio anual, que é o maior evento dentre todos eles. A última edição do torneio atual foi realizada na Pousada Tucuna em Rio Preto da Eva e teve a presença de várias integrantes que mostraram a habilidade no trato com os peixes.
A cidade de Rio Preto da Eva, no Amazonas, é um dos municípios que atrai turistas do mundo todo em busca da pesca esportiva. São visitantes que geram renda e fomentam a economia local.
Leia Mais
AM participa de uma das maiores feiras de pesca esportiva da América Latina
Mais 300 pescadores recebem kits de pesca artesanal no Amazonas
Pescadores artesanais do Careiro da Várzea recebem kits de pesca
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱