Manaus (AM)- Iniciou nesta quarta-feira (30) o curso “Qualificação no manejo do atendimento odontológico das gestantes atendidas na atenção primária”, voltada a 80 cirurgiões dentistas da rede municipal de Saúde.
A abertura do evento foi no auditório da unidade 5, do Centro Universitário Fametro.
A programação segue na sexta-feira (1º/4), com a realização de apresentações em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), abordando temas como o novo financiamento do Previne Brasil, manejo do atendimento odontológico em gestantes, registro do atendimento à gestante no e-SUS/PEC e CDS e a estratégias para captação e relatos de experiências de busca ativa das gestantes cadastradas.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que o evento foi realizado a partir da constatação de que a população precisa se sensibilizar sobre a importância do pré-natal odontológico.
“A necessidade do pré-natal para as gestantes já é reconhecida pela população, mas tão importante quanto a realização de exames de sangue e de imagem, controle do peso, e outros procedimentos, é o pré-natal odontológico, que oferece orientações, assistência preventiva e curativa”, destacou.
Os mitos, baseados em crenças antigas, de que existem problemas bucais característicos da gravidez, e que cessam após o nascimento do bebê, são barreiras que geram insegurança e até mesmo adiamento do tratamento odontológico por mulheres grávidas.
Segundo a gerente da Saúde Bucal da Semsa, Andréa Gomes, o pré-natal odontológico visa não só tratar os problemas bucais relacionados à cárie e doença periodontal (doença gengival), mas também prevenir possíveis agravos que possam ocorrer e levar a problemas com a saúde do bebê, como partos prematuros, pré-eclâmpsia e baixo peso.
“A qualificação é um passo importante para a gente fortalecer esse processo de sensibilização sobre o pré-natal odontológico, que tem o objetivo de evitar que problemas que já existem se agravem e que outras condições de risco à saúde apareçam. Queremos romper as barreiras de resistência a esses cuidados, por isso a qualificação dos profissionais de saúde é importante”, destacou.
*Com informações da assessoria
Foto: Divulgação / Semsa
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Projeto Acolher recebe novos participantes
Projeto de Dignidade Menstrual inicia no AM
Ginecologista alerta para sintomas de endometriose
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱