×
Projeto

Manaus promove qualificação sobre pré-natal odontológico para gestantes

O evento foi realizado a partir da constatação de que a população precisa se sensibilizar sobre a importância do pré-natal odontológico

Manaus (AM)- Iniciou nesta quarta-feira (30) o curso “Qualificação no manejo do atendimento odontológico das gestantes atendidas na atenção primária”, voltada a 80 cirurgiões dentistas da rede municipal de Saúde.

A abertura do evento foi no auditório da unidade 5, do Centro Universitário Fametro.

A programação segue na sexta-feira (1º/4), com a realização de apresentações em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), abordando temas como o novo financiamento do Previne Brasil, manejo do atendimento odontológico em gestantes, registro do atendimento à gestante no e-SUS/PEC e CDS e a estratégias para captação e relatos de experiências de busca ativa das gestantes cadastradas.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que o evento foi realizado a partir da constatação de que a população precisa se sensibilizar sobre a importância do pré-natal odontológico. 

“A necessidade do pré-natal para as gestantes já é reconhecida pela população, mas tão importante quanto a realização de exames de sangue e de imagem, controle do peso, e outros procedimentos, é o pré-natal odontológico, que oferece orientações, assistência preventiva e curativa”, destacou.

Os mitos, baseados em crenças antigas, de que existem problemas bucais característicos da gravidez, e que cessam após o nascimento do bebê, são barreiras que geram insegurança e até mesmo adiamento do tratamento odontológico por mulheres grávidas.

Segundo a gerente da Saúde Bucal da Semsa, Andréa Gomes, o pré-natal odontológico visa não só tratar os problemas bucais relacionados à cárie e doença periodontal (doença gengival), mas também prevenir possíveis agravos que possam ocorrer e levar a problemas com a saúde do bebê, como partos prematuros, pré-eclâmpsia e baixo peso.

“A qualificação é um passo importante para a gente fortalecer esse processo de sensibilização sobre o pré-natal odontológico, que tem o objetivo de evitar que problemas que já existem se agravem e que outras condições de risco à saúde apareçam. Queremos romper as barreiras de resistência a esses cuidados, por isso a qualificação dos profissionais de saúde é importante”, destacou.

*Com informações da assessoria

Foto: Divulgação / Semsa   

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Projeto Acolher recebe novos participantes

Projeto de Dignidade Menstrual inicia no AM

Ginecologista alerta para sintomas de endometriose

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *