×
DIA DA MENTIRA

Do bem x do mal: saiba quando a mentira se transforma em doença

Ato de mentir está intrínseco ao ser humano e é estudado por filósofos desde que mundo é mundo

Dia Da Mentira
Para um fato ser considerado mentira ele ser contato de forma consciente. - Divulgação

Não me diga mentirinhas, dói demais“. A frase, tirada de uma das canções da novela Chiquititas, combina com a data desta sexta-feira, 1º de abril, Dia Mundial da Mentira. Mas atire a primeira pedra quem nunca contou uma mentirinha sequer.

O ato de mentir está intrínseco ao ser humano e é estudado por filósofos desde que o mundo é mundo, mas não há comprovação científica que evidencie a falácia de que “homem mente mais do que mulher“.

A mentira é entendida por muitos de duas formas, a estudada pela psicanálise com base nos filósofos, como Freud, que entende a mentira como um distúrbio da comunicação. E a religiosa, que acredita que a mentira é algo do diabo e que quem mente não vai para o céu. Mas é um fato, todos nós, em algum momento da vida, já contamos alguma mentira“,

afirma o doutor Pablo Vinícius, médico psiquiatra e pesquisador ao iBahia.

De acordo com o psiquiatra e palestrante, para um fato ser considerado mentira ele ser contato de forma consciente. O ser humano que repassa uma mentira planeja contá-la.

Uma mentira ela é consciente. Para ser mentira, precisa ser dolo, quando alguém quer cometer ou assume o risco de cometê-la. Quando não é desta forma, é considerada um erro, um equívoco“,

que segundo o doutor não deve ser julgado da mesma forma, já que costumam acontecer quando temos apenas metade da informação.

Por este lado, é possível entender que a mentira não necessariamente é uma coisa ruim. O que é claro, não dá passe livre para mentir por aí. 

Mas e quando a “mentirinha” se torna uma verdadeira dor de cabeça? A mitomania, também conhecida como “doença da mentira” e “mentira patológica“, acontece quando o ser humano produz mentiras de forma intencional e constante, que pode estar relacionado a transtornos de personalidades.

O mentiroso patológico começa com coisas pequenas e quando vê já resultou em problemas para a família, o trabalho, a vida pessoal. Um mitomaniaco não sente culpa pela mentira que conta“,

afirma o psiquiatra.

A doença pode dar seus primeiros indícios na infância, e com isso, o profissional alerta pela importância de trazer aquele indivíduo para a realidade sempre que possível.

A mitomania costuma surgir entre a infância e a adolescência. A criança, ela tem seu mundo fantasioso, mas é muito importante trazer essa criança para a realidade. Não podemos quebrar os encantos, mas precisamos explicar, por exemplo, que ela não pode voar como uma fada, já que não temos asas e se tentarmos isso podemos morrer“,

pontua.

A ajuda profissional em casos de mitomania é necessária, mas pouco buscada e difícil de ser realizada, já que uma pessoa que mente compulsivamente não acredita que tenha um problema.

*Com informações de iBahia

Leia mais:

Luciano Hang se veste de “comunista” no Dia da Mentira

Conheça a história de 1º de abril, Dia da Mentira

Golpista de 42 anos é acusada de enganar 6 namorados ao mesmo tempo

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *