×
SAÚDE

SES-AM assinala importância de cuidados e bem-estar no dia mundial da saúde

A campanha traz como tema “Nosso planeta, nossa saúde”

Dia Mundial da Saúde
Campanha da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) é “Nosso planeta, nossa saúde”. - Arquivo pessoal, Arthur Castro/Secom e Divulgação/SES-AM

Manaus (AM) – Conscientizar a população a respeito da preservação do planeta e da melhoria da qualidade de vida é o objetivo do Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quinta-feira (7). Neste ano, o tema da campanha da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) é “Nosso planeta, nossa saúde”.

A endocrinologista da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Jackeline Galdino, enfatiza que saúde é a manutenção do equilíbrio entre o bem-estar físico, mental, social e espiritual, não apenas a ausência de doenças.

A definição de saúde vai além do físico e envolve outras necessidades básicas do ser humano, como o acesso à água potável e alimentos saudáveis, por exemplo. Os aspectos sociais e econômicos também incidem diretamente no conceito de saúde. Uma pessoa saudável é aquela que atinge esse equilíbrio decorrente de hábitos que melhoram o funcionamento do corpo e da mente como atividades físicas, alimentação saudável, sono adequado e o desenvolvimento de bons relacionamentos”, garante a endocrinologista pediatra.

De acordo com a nutricionista Daíse Cunha, membro da Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição da SES-AM, o estilo de vida das pessoas, a má alimentação, o estresse, entre outros fatores, como o sedentarismo e o consumo excessivo de alimentos industrializados, contribuem para o surgimento de doenças crônicas, por exemplo diabetes tipo II e a hipertensão arterial, associadas aos hábitos alimentares.

Com a falta de cuidado com o próprio corpo também podem surgir doenças de cunho emocional, como o transtorno de ansiedade, que estão diretamente associadas ao consumo exacerbado de doces, alimentos ricos em gorduras saturadas, excesso de sal e bebidas alcoólicas. Esses alimentos inibem o bom funcionamento da microbiota intestinal gerando um retardo na produção de neurotransmissores importantes, como a endorfina, ocitocina e serotonina, causando uma baixa de autoestima e aumento de sentimentos como tristeza, fadiga e até depressão”, ressalta Cunha.

Segundo a nutricionista, ter uma vida saudável inclui beber muita água, alimentar-se de maneira saudável; não consumir bebidas alcoólicas e não fazer uso de cigarro em excesso; praticar exercícios físicos diariamente; adicionar à rotina atividades que dão prazer; e dormir bem.

Programação

O Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo, localizado na zona norte de Manaus, recebe, nesta quinta-feira (07/04), uma palestra e atividade laboral, realizada por acadêmicos do curso de fisioterapia do Centro Universitário do Norte (Uninorte).

Na Maternidade Alvorada, na zona centro-oeste da capital, acontecerão as seguintes palestras: Alimentação Saudável; Higienização das Mãos, demonstrada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar; Higiene no Puerpério e do Recém-Nascido e Amamentação, realizada pela equipe de enfermagem.

*Agência Amazonas

Edição Web: Bruna Oliveira

Fotos: Arquivo pessoal, Arthur Castro/Secom e Divulgação/SES-AM

Leia mais:

SES-AM reúne com os representantes do Hospital Sírio-Libanês

Oftalmologista do AM alerta para conscientização e prevenção da cegueira

SES-AM reforça compromisso com saúde do interior em encontro com representante de Barreirinha

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *