Manaus (AM) – Durante o evento de comemoração ao Dia Nacional do Braille, que ocorreu no dia 8 de abril, o vereador Rodrigo Guedes (PSC) recebeu o regimento interno da Câmara Municipal de Manaus (CMM) traduzido em braille. A comemoração ocorreu na quinta-feira (7), no Teatro da Instalação, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A frente da 23º Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPCD), Rodrigo Guedes recebeu o regimento interno da Casa Legislativa e a Lei Orgânica do Município em braille, que devem ser apresentados aos vereadores na próxima semana. Além da tradução em forma física, as legislações também contam com faixas de áudio e e-books adaptados para pessoas com deficiência visual. As entregas foram feitas pelo gerente da Biblioteca Braille, Gilson Pereira.
Segundo Guedes, essa é a primeira vez que as legislações recebem traduções para pessoas com deficiência visual, sendo um momento histórico e de grande avanço.
“Isso é inclusão e acessibilidade. Agora, pessoas com deficiência visual que quiserem ter acesso a esses conteúdos poderão acessar os serviços com a tradução adequada. É um momento histórico, pois essa é a primeira vez que as legislações recebem tradução em Braille, pretendemos disponibilizar as demais legislações por meio de áudio descrição e leitura em braille. Essa é mais uma forma de permitir a inclusão para todos”, disse.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Rodrigo Guedes e Amom Mandel conseguem quarta decisão judicial contra aumento do Cotão da CMM
Rodrigo Guedes cobra que alunos do IFAM tenham direito ao passe livre estudantil
Em PL, Rodrigo Guedes propõe campanha contra assédio às mulheres no transporte coletivo de Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱