×
Pedido

Rodrigo Guedes cobra que alunos do IFAM tenham direito ao passe livre estudantil

A solicitação foi feita pelo vereador na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM)

Mais de 1.800 alunos não possuem acesso à gratuidade nas catracas do transporte coletivo (Foto: Reprodução)

Manaus (AM) – Em busca de melhorias no acesso ao transporte público gratuito para estudantes, o vereador Rodrigo Guedes (PSC) cobrou a Prefeitura de Manaus sobre a inclusão dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) no programa Passe Livre Estudantil. A solicitação foi feita pelo vereador na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante a sessão plenária desta segunda-feira (4).

Segundo Guedes, a demanda foi levantada pelos alunos do instituto, já que na prática o sistema do Passe Livre não contempla os estudantes. Assim, mais de 1.800 alunos não possuem acesso à gratuidade nas catracas do transporte coletivo.

“Fui procurado por alunos e representantes do IFAM, para que os estudantes fossem incluídos no programa do Passe Livre municipal. São cerca de 1.800 alunos, que hoje não tem direito ao passe estudantil, eles estão na mesma condição dos demais alunos de ensino médio, pois o IFAM é uma instituição pública de ensino e a maioria dos alunos possuem base escolar em escolas públicas”, disse.

O vereador destacou ainda que o decreto n° 5.239, que regulamenta o Passe Livre Estudantil contempla a gratuidade aos estudantes da educação infantil, ensino fundamental e médio das redes públicas de ensino municipal e estadual.

“O decreto que regulamenta o Passe Livre deixa claro que o programa é válido para as escolas da rede pública estadual e municipal. Portanto, os alunos do IFAM possuem direito a gratuidade. Vale destacar que a maioria dos alunos do Instituto Federal possuem renda mediana e com uma realidade socioeconômica similar aos alunos da rede pública. Por isso, solicito que a Prefeitura, responsável por realizar o gerenciamento do programa, inclua os alunos do IFAM no passe livre, assim nós equiparamos os iguais e não deixamos nenhum estudante de fora do benefício”, reivindicou Guedes.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Vereador Rodrigo Guedes critica falta de votação de projetos em sessão da CMM

Em PL, Rodrigo Guedes propõe campanha contra assédio às mulheres no transporte coletivo de Manaus

Em PL, Rodrigo Guedes propõe campanha contra assédio às mulheres no transporte coletivo de Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *