Parintins (AM) – A torcida do boi Garantido utiliza o termo ‘Perreché’ para se identificar. Durante o festival, “perreché” ressoa nas arquibancadas e ruas de Parintins, carregando consigo um sentido de pertencimento e devoção ao Garantido. É uma palavra que evoca a energia vibrante das apresentações, a celebração da cultura amazônica e o espírito competitivo que define a rivalidade entre os bois Garantido e Caprichoso.
Em entrevista ao Portal da Amazônia, o doutor em linguística e autor do dicionário ‘Amazonês’ Sérgio Freire, explicou que o termo ‘perreché’ é usado para se referir aos torcedores do Boi Garantido há muitos anos.
Ainda segundo o especialista, a palavra é uma corruptela de “Pé Rachado”, ou seja, quando as pessoas andavam descalças e os pés ficavam rachados. Por isso, inicialmente, o termo ‘perreché’ tinha uma conotação negativa, associada à pobreza e simplicidade dos moradores da região de Parintins.
Porém, com o decorrer do tempo, os próprios torcedores do Garantido adotaram o termo e o transformaram em um símbolo de orgulho e identidade comunitária.
Leia mais:
Festival de Parintins: Boi Garantido homenageia e agradece Isabelle Nogueira; vídeo
Parintins: Veja looks de ex-BBBs na primeira noite do Festival
Parintins: Ex-BBB Lucas Buda faz tatuagem em homenagem ao Boi Garantido
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱