×
Prefeitura

Profissionais vão realizar levantamento epidemiológico de saúde bucal em Manaus

Profissionais de saúde vão fazer trabalho de campo com a ida às residências dos usuários, que estão sendo previamente contactados e cadastrados por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs)

Prefeitura de Manaus está capacitando  20 profissionais de saúde, entre cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos, para o levantamento sobre saúde bucal da população manauara, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Pesquisa Nacional sobre Saúde Bucal – SB Brasil 2020. Os profissionais atuam na Rede de Atenção Primária, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e participaram da primeira etapa do treinamento na quarta-feira (13).

A chefe do Núcleo de Saúde Bucal da secretaria, Andréa Gomes, destacou que o treinamento é uma preparação para o trabalho de campo a ser realizado pelas equipes, com a ida às residências dos usuários, que estão sendo previamente contactados e cadastrados por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

“A proposta é que o treinamento facilite a identificação de uma cárie, uma doença periodontal e outros agravos da saúde bucal para que as intervenções sejam realizadas “, assinalou.

A SB Brasil 2020 será realizada em todo o país de forma pactuada com os municípios e vai contemplar as crianças de 5 anos aos 12 anos, adolescentes dos 15 aos 19 anos, adultos de 35 aos 44 anos e idosos de 60 a 74 anos.

Na abertura do treinamento local, que foi transmitido da Escola de Saúde Pública (Esap), vinculada à Semsa, os participantes conheceram a plataforma do treinamento que reúne fotografias, recursos audiovisuais e manuais para auxiliar na compreensão dos conteúdos do curso. 

Andréa Gomes explicou que esses materiais são uma importante fonte de apoio para os profissionais, uma vez que mostram situações clínicas recorrentes na sua prática cotidiana. 

“Nós orientamos os participantes sobre como acessar a plataforma que reúne vídeos orientadores e explicamos cada fase do levantamento epidemiológico, destacando a importância dessa iniciativa para definirmos as políticas de saúde bucal para a cidade de Manaus “, frisou.

No próximo dia 25 de abril, os participantes se reúnem de forma presencial no auditório da Semsa para avaliar o que aprenderam e esclarecer possíveis dúvidas em relação à capacitação.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Pesquisa Nacional de Saúde Bucal no AM inicia em abril

Especialista aponta importância de cuidados com a higiene bucal

Ação de saúde contra tuberculose é realizada em comunidade rural do AM

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *