×
TECNOLOGIA

Nova plataforma digital ajuda consumidor a compreender rótulos de alimentos

O projeto foi motivado pelas alterações na rotulagem dos alimentos, que entram em vigor no próximo mês de outubro

Plataforma digital
A plataforma digital será lançada no Dia Mundial da Saúde como forma de enfatizar a importância da educação alimentar para a adoção de dietas mais equilibradas. - Divulgação

São Paulo (SP)– A partir do próximo dia 7 de maio, Dia Mundial da Saúde, os consumidores brasileiros terão acesso a uma plataforma digital educativa dedicada a explicar como ler e compreender as informações que constam dos rótulos dos alimentos.

O Olho na Lupa, composto pelo website www.olhonalupa.com.br e perfis nas redes sociais, é uma iniciativa de 11 associações que representam a indústria e o varejo de alimentos e bebidas.


O projeto foi motivado pelas alterações na rotulagem dos alimentos, que entram em vigor no próximo mês de outubro.

A nova rotulagem nutricional brasileira é resultado de um amplo processo de debates conduzido pela Anvisa, que envolveu diversos atores da sociedade.


A principal inovação é a rotulagem nutricional frontal, que vai destacar, na parte da frente das embalagens, com o desenho de uma lupa, a eventual presença de altos teores de sódio, açúcares adicionados e gordura saturada.


A tabela de informação nutricional, que fica na parte de trás das embalagens, também trará mudanças, e não apenas no visual, que ganha mais destaque.

Na nova versão, passará a indicar o número de porções por embalagem, além das informações já existentes como a porção de referência de consumo (em gramas ou mililitros) e seu equivalente em medida caseira (colher, xícara etc.).


É uma satisfação lançar esse projeto no Dia Mundial da Saúde, porque a indústria de alimentos está comprometida em promover ações educativas. Nosso objetivo é ajudar as pessoas na leitura e compreensão dos rótulos, para que possam fazer suas escolhas alimentares com autonomia, consciência e liberdade”, diz João Dornellas, presidente executivo da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.


A indústria quer que o consumidor esteja cada vez mais bem informado e acreditamos que o novo modelo de rotulagem caminha nessa direção. Desta forma, a plataforma Olho na Lupa vem para contribuir com ainda mais informação, de forma clara e didática, para auxiliar nas escolhas dos alimentos e bebidas prezando por uma dieta equilibrada de acordo com as opções individuais“, reforça Victor Bicca, presidente da ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas.


O Olho na Lupa é uma iniciativa da indústria brasileira voltada para aquele que mais importa, o consumidor, aquele que confia nos nossos produtos e precisa estar informado para exercer sempre a liberdade de escolher o que é melhor para si“, defende Pablo Silva Cesário, gerente executivo de Relações com o Poder Executivo da CNI – Confederação Nacional da Indústria.


Este projeto representa o apoio da indústria à adoção do novo modelo de rotulagem nutricional que possibilitará decisões mais conscientes por parte dos consumidores, na busca de uma alimentação segura e de qualidade. Apoiar esta ação educacional é papel estratégico da ABIAD – como representante do setor de alimentos para fins especiais – e essencial para disponibilizar informações de qualidade à população brasileira”, acrescenta Vinicius Pedote, presidente da ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres.


As novas regras são aplicáveis a todos os alimentos embalados na ausência dos consumidores, incluindo bebidas, ingredientes e aditivos alimentares destinados ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação.

Em outubro, a legislação começa a valer para novos produtos que chegarem ao mercado. Mais informações podem ser acessadas no site oficial da Anvisa.

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

TCE-AM cria plataforma digital para monitorar órgãos fiscalizados pela Corte de Contas

Instabilidade da internet no AM gera danos morais ao consumidor, diz especialista

Donas de casa são destaque na Aleam no Dia Mundial do Consumidor

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *