Rio Preto da Eva (AM) – Exames de vista e óculos gratuitos. Esses foram os benefícios que mais de 500 moradores de Rio Preto da Eva (distante a 58 quilômetros de Manaus) receberam durante um mutirão oftalmológico realizado neste sábado (16), na Escola Municipal Alegria de Saber. A ação ocorreu por meio do Programa “Enxerga Mais Rio Preto”, parceria da Prefeitura de Rio Preto da Eva com o Governo do Amazonas.
“Muito importante não só para mim, mas para todos que fizeram o cadastro. Para a gente é um privilégio, nós não temos condições de pagar um exame de vista, comprar os óculos, e agora nós estamos tendo essa oportunidade”, disse Ana Maria, de 58 anos de idade, que sofreu um acidente em 2019 e desde então precisava usar óculos.
Secretária-executiva de Assistência Social de Rio Preto da Eva, Néia Souza, exaltou a ação realizada por Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
“Os cadastros foram feitos em fevereiro. Aqui no mutirão as pessoas chegam, pegam a senha, fazem o exame de vista, e em seguida são encaminhadas para uma sala onde escolhem a armação e a lente. Depois de 40 ou 50 dias esses óculos chegam e a gente faz a entrega”, explicou.
As crianças e adolescentes em fase escolar e os moradores da zona rural do município também serão beneficiados. Um mutirão para esses públicos deve ser realizado até junho.
Autoridades presentes
A ação contou com a presença da deputada estadual Alessandra Campêlo e do senador Omar Aziz. “Eu ando o estado todo, e às vezes a gente está dentro da nossa cidade e não está enxergando o que acontece no estado. Não é em todo lugar que acontece uma ação como essa, um prefeito que se preocupa com a saúde da população”, disse Alessandra.
Já Omar Aziz salientou a importância da geração de emprego. “O povo quer emprego, quer trabalhar, um pai de família se sente digno quando ele leva a comida para dentro de casa, uma mãe de família se sente feliz quando ela oferece um café da manhã para os filhos antes de irem para escola e almoço quando as crianças voltam para casa. E é isso que vamos gerar com a implantação do polo da Zona Franca em Rio Preto da Eva”, disse o senador.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Pacientes recebem 120 óculos de grau na Policlínica Codajás
‘A assistência social ganhou uma deputada’, diz Alessandra em seu retorno à Assembleia
Com novo decreto contra a Zona Franca, Senador Omar cobra ação no STF contra Bolsonaro
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱