No Brasil, o número de alunos com autismo cresceu significativamente, passando de 429 mil em 2022 para 636 mil em 2023, um aumento de 48%, conforme divulgado pelo Censo Escolar 2023 em fevereiro de 2024. Essa tendência de crescimento acelerado nos diagnósticos de autismo também é observada mundialmente.
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, na década de 1970, a prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) era de 1 para cada 10 mil crianças. Em 1995, esse número subiu para 1 em cada 1.000 e, em 2018, para 1 em cada 59. Em 2023, a taxa aumentou ainda mais, atingindo 1 em cada 36 crianças.
Diante dos números superlativos, há todo um mercado voltado para as necessidades desse público, que inclui tratamentos terapêuticos, medicamentos, profissionais especializados, estrutura hospitalar, dentre outros. E nesse sentido, aqui em Manaus, a Hapvida NotreDame Intermédica inaugurou há poucos dias a ‘Clínica Palmares’, na zona Leste da cidade, com o objetivo de ampliar o atendimento às crianças com TEA.
O investimento de aproximadamente R$ 400 mil na nova unidade busca responder ao crescente diagnóstico de autismo e garantir a continuidade da assistência.
“O diagnóstico de autismo vem crescendo de forma exponencial, com o objetivo de manter a capacidade de atendimento da filial, o Hapvida optou por ampliar os serviços para garantir assistência”, comenta Márcia Ribeiro, diretora-executiva do Núcleo de Terapias Integradas do Hapvida NotreDame Intermédica.
A nova clínica faz parte de uma rede que inclui outras duas unidades em Manaus. A Clínica Adrianópolis, localizada na Rua Teresina, no bairro Adrianópolis, oferece uma estrutura com 30 salas de atendimento, espaços especializados como psicomotricidade, fisioterapia, integração sensorial e cozinha terapêutica, além de duas recepções e uma brinquedoteca. Já a Clínica Vieiralves, situada na Avenida João Valério, no bairro São Geraldo, dispõe de 15 salas de atendimento, uma recepção e uma brinquedoteca.
Desde sua abertura, as clínicas em Manaus já realizaram um total de 9.735 sessões, com 16.917 atendimentos agendados apenas no mês de maio. Até o momento, mais de 1.071 crianças foram beneficiadas com os serviços oferecidos.
A equipe multiprofissional das unidades é composta por mais de 150 profissionais, incluindo fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos e especialistas em psicomotricidade.
“Isso mostra o cuidado que temos com as nossas crianças. As famílias atípicas são acolhidas por uma assistente de atendimento para a primeira escuta logo após o diagnóstico de TEA”, acrescenta a profissional.
Além da nova unidade em Manaus, o Hapvida NotreDame Intermédica planeja inaugurar em outubro uma clínica especializada em TEA em Belém, Pará, reforçando seu compromisso com a saúde na região Norte. “O Norte é uma das nossas principais redes de assistência e, investir em infraestrutura é também levar mais saúde para a população, com mais acessos, mais conforto e tecnologia”, diz Márcia.
Super Nova Era inaugura loja e o grupo oferece 130 vagas de emprego
O Super Nova Era inaugurou na quinta-feira (1º/8) a 14ª unidade do grupo na capital amazonense. Além do Amazonas, a rede está presente com quatro unidades em Porto Velho, Rondônia, e duas em Boa Vista, Roraima.
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), das 306 novas lojas do setor abertas em 2023, 25 são atacarejos, modelo que mistura atacado e varejo.
O dado representa 11 novos empreendimentos do tipo inaugurados a cada mês no país. Essa tendência de alta reflete uma mudança no bolso do consumidor brasileiro, que, para manter a comida na mesa – por um preço menos salgado — opta por comprar mais unidades do mesmo produto e é aí que esses grandes grupos engordam as receitas, já que também negociam por preços mais competitivos.
A loja recém-inaugurada fica localizada na Avenida Max Teixeira, n.º 4000, Cidade Nova e representa a geração de mais empregos na cidade, com 250 novos postos de trabalho.
Este ano, apenas com as inaugurações, o Nova Era abriu 759 vagas. Mas as contratações não param por aí não, o atacarejo está disponibilizando 130 vagas de emprego nas cidades de Manaus, Boa Vista e Porto Velho. Para checar as vagas e enviar o currículo, basta acessar o site da empresa (https://encurtador.com.br/X2eb5).
‘Future Solar’ é acusada de golpe por não entregar painéis solares
A empresa local ‘Future Solar Instalação e Manutenção Elétrica Ltda.’, especializada na venda e instalação de painéis solares, está sendo acusada de vender, receber e não entregar o produto a alguns clientes. Na quarta-feira (31/7), o advogado Ewerton Almeida, que representa um dos clientes prejudicados, registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon-AM), com base no artigo n.º 66 do Código de Defesa do Consumidor, já que seu cliente teria arcado com o investimento, mas — há mais de 1 ano – nunca recebeu os painéis solares.
A ‘Future Solar’, que tem como sócios Helane Souza da Silva, Wagner Luiz de Carvalho e Yasmin Souza de Carvalho, emitiu uma nota de esclarecimento por meio da assessoria de imprensa, afirmando que “a empresa ‘Future Solar’, como qualquer outra no mercado, está sujeita as reclamações de consumidores quanto aos serviços prestados.
Seguindo sua política de bom atendimento, entrega e fidelização, a empresa está sempre à disposição para qualquer tipo de esclarecimento ou necessidade específica do cliente que não tenha sido atendida, esforçando-se diariamente para criar uma experiência consistente e satisfatória”.
Entretanto, a advogada Mariana Giovanazzi, que representa outro cliente lesado, afirma que nenhum membro da equipe da ‘Future Solar’ compareceu às audiências realizadas no Procon-AM e nem à audiência ocorrida na segunda-feira (29/7) no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do TJAM (CEJUSC). Aí fica difícil, né?!
RÁPIDAS & BOAS
O governo do estado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Amapá, e a Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec) vão selecionar, por meio de edital, 24 startups para participação na 53ª Expofeira no Amapá.
Os selecionados vão expor no ‘Pavilhão Aquário da Inovação’, no Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá. As inscrições estão abertas até as 18h da próxima terça-feira (6/8). O edital está disponível pelo link (https://encurtador.com.br/mKkGs).
*******************************************
A UNLEASH, organização dinamarquesa, realizará em outubro, em Manaus, um programa de capacitação para jovens líderes (de 18 a 35 anos) da Amazônia, com o objetivo de fornecer aos participantes instrumentos para solucionar os problemas da região.
As inscrições vão até quarta-feira (7/8) e outras informações podem ser obtidas por meio do link (https://encurtador.com.br/JV1ZI).
*******************************************
Nos dias 8, 9 e 10/8, acontecerá, em Macapá, mais uma edição da ‘Expo Favela Innovation’. As inscrições estão abertas via internet para empreendedores que desejam expor na ocasião.
O evento é organizado pela Favela Holding e Central Única das Favelas (Cufa), e as inscrições podem ser feitas através do site (https://expofavela.com.br/).
*******************************************
A Universidade Federal de Roraima lançou o edital com 87 vagas para o Vestibular Indígena 2025. As vagas são distribuídas entre 22 cursos de graduação, entre licenciaturas e bacharelados, e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira (9/8), pelo endereço eletrônico (https://cpv.ufrr.br/seletivo/).
Leia mais:
Amazonas Shopping inaugura restaurante Coco Bambu com abertura prevista para novembro
Leiteria Macurany conquista prêmios e destaca o Amazonas na produção de queijo
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱