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Pesquisa

Maioria dos brasileiros admite comprar por impulso e se arrepender em seguida, diz Serasa

Segundo levantamento, 71% dos consumidores já fizeram compras de forma não planejada e 72% se arrependeram de produtos adquiridos no calor do momento

Comprar de forma impulsiva, gastar mais do que precisa e se arrepender em seguida são hábitos presentes na cultura brasileira, revela pesquisa especial realizada pela Serasa.

Segundo o levantamento, que ouviu 1.200 pessoas, 71% dos consumidores já fizeram compras de forma não planejada e 72% se arrependeram de produtos adquiridos no calor do momento.

Psicóloga do dinheiro, Valéria Meirelles, explica que esse hábito reflete o sentimento generalizado de ansiedade.

“Vivemos em meio a um mundo inquieto e sob a sedução do consumo. Quando compramos algo, existe uma espécie de alívio dessa sensação, um prazer mesmo que momentâneo”, traduz Valéria.

Mas os riscos de “compensar dias ruins com pequenas compras” costumam acarretar prejuízos financeiros ao final do mês.

“Essas comprinhas são impulsivas e compensatórias”, explica. “O ato de consumir até pode parecer uma saída mais rápida, mas não é a solução e se agrava quando traz outros problemas como consequência”.

Segundo a psicóloga, o maior desafio é entender as emoções associados às compras, sejam eles de alívio, conforto ou felicidade.

“Isso faz com que a pessoa olhe para dentro de si mesma e busque recursos internos para dar conta de emoções negativas sem ser pelo comprar. Ações simples, como tomar um copo d’água, respirar fundo ou desligar o celular por um tempo, podem ser adotadas para acalmar esse impulso, que vai impactar no orçamento ao final do mês”, orienta Valéria.

“Mesmo as pequenas comprinhas para desestressar, podem gerar um esgotamento maior no futuro: o estresse financeiro”.

Motivações emocionais

Além de identificar as motivações emocionais que levam a compra, outras dicas podem ser aplicadas para evitar esses estímulos.

“No caminho para retomar esse controle financeiro, criar uma lista de itens essenciais pode ser o primeiro passo”, indica a influenciadora Natália Cunha.

“O próprio bloco de notas do celular ou o tradicional caderninho são bons aliados, para anotar apenas os produtos necessários para compra durante a semana, como itens de higiene, alimentos ou medicamento. Evitar lojas físicas e silenciar aplicativos de promoções também ajudam a fugir das tentações que, de blusinha em blusinha, podem se tornar bolas de neve na fatura”.

Sobre a Serasa 

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais.    

*Com informações da assessoria

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