×
Seca 2024

Rio Negro desce mais 24 centímetros em Manaus e chega a 21,24 metros

Há um ano, o nível do Rio Negro era de 24,45 metros

Foto: Baltazar Ferreira/Secom Prefeitura de Tefé

O Porto de Manaus divulgou, nesta segunda-feira (26), que o Rio Negro em Manaus chegou ao nível de 21,24 metros, vinte e quatro centímetros a menos da cota registrada no domingo (25), que foi de 21,48 metros.

No dia 26 de agosto de 2023, o Rio Negro registrava a marca de 24,45 metros. A diferença entre os dois anos é de 3,21 metros.

O movimento de vazante se intensifica no Rio Negro durante este mês de agosto. As descidas diárias estão sendo registradas acima de 20 centímetros, desde o último dia 20, acentuando que a seca este ano será mais intensa do que a do ano anterior.

Estiagem

Como parte das ações de enfrentamento à estiagem, o Governo do Amazonas já destinou 496 toneladas de alimentos para municípios prejudicados pela seca. Além disso, 15 cilindros de oxigênio foram enviados para o hospital de Canutama, e, aproximadamente, 200 toneladas de medicamentos e insumos para os municípios das calhas do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões.

Segundo os dados da Defesa Civil, 20 municípios estão em situação de emergência, afetando 287,7 mil pessoas, ou cerca de 71,9 mil famílias. O número de pessoas e famílias afetadas pela estiagem no estado é dinâmico e baseia-se nas informações disponibilizadas pelos municípios que alimentam o S2iD – Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil.

Para atender as famílias afetadas, o governo também já instalou 24 purificadores de água, sendo 10 deles direcionados para a calha do Alto Solimões, além de enviar 100 caixas d’água para melhorar o acesso à água potável.

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *