×
Endividados no AM

Núcleo para Superendividados completa 6 meses de funcionamento no Procon-AM

Nesse período, foram realizados mais de 160 atendimentos na sede do órgão; saiba como fazer um agendamento

Núcleo de Apoio aos Superendividados
O NAS foi instalado no dia 19 de outubro de 2021 com o intuito de ajudar no cumprimento da Lei nº 14.181/2021. -Divulgação

Manaus (AM) – O Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS) do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) completa seis meses de funcionamento nesta terça-feira (19).

Nesse período, foram realizados 167 atendimentos realizados na sede do órgão, localizada na avenida André Araújo, 1.500, Aleixo.

O NAS foi instalado no dia 19 de outubro de 2021 com o intuito de ajudar no cumprimento da Lei nº 14.181/2021, também conhecida como Lei do Superendividamento.

A legislação atualizou o Código de Defesa do Consumidor (CDC) de modo a aumentar a proteção da população com muitas dívidas e a fomentar ações direcionadas à educação financeira.

No Procon-AM, isso ocorre por meio de núcleos de conciliação e mediação de conflitos, além da revisão dos débitos pendentes. Nos primeiros seis meses de funcionamento do Núcleo, a maioria dos atendimentos foi relativo a dívidas bancárias.

Ao todo, foram 171 registros de bancos nesse período – o número é superior ao de pessoas atendidas porque muitas possuem mais de um débito e, com isso, precisam passar por múltiplas audiências.

O perfil dos consumidores atendidos pelo NAS revela que os homens são os que mais procuram o serviço.

Em relação à profissão, os aposentados concentram a maior parte dos atendimentos. A região com mais registros é a zona norte de Manaus.

Tão logo a lei foi sancionada e os artigos incluídos no Código de Defesa do Consumidor, o Procon Amazonas criou o seu núcleo de atendimento ao superendividado. Traçamos o perfil daquele que é superendividado. Tudo construído com base nos atendimentos realizados, e assim avançamos muito nas soluções desses conflitos”, afirma Jalil Fraxe, diretor-presidente do órgão.

Conforme Fraxe, o órgão de defesa do consumidor do Estado segue para se tornar referência na atenção aos casos de superendividamento.

Estamos avançando a passos largos para que sejamos modelo de NAS em nível Brasil. Dentro do sistema estadual de defesa do consumidor, o núcleo é mais um serviço dentro da carta do Procon-AM de que a população pode usufruir”.

Como agendar atendimento no NAS

O consumidor pode procurar o órgão por meio dos números 0800 092 1512, 3215-4009 ou 3215-4012, e marcar atendimento na sede, localizada na avenida André Araújo, 1.500, Aleixo, zona centro-sul.

A partir daí, será feita uma análise da documentação para comprovar se há superendividamento e os servidores do Procon-AM entrarão em contato com os credores.

O próximo passo é mostrar ao consumidor formas de evitar que isso se repita.

*Agência Amazonas

Edição Web: Bruna Oliveira

Fotos: Divulgação

Leia mais:

Procon-AM constata variação de 799% em preços de ovos de páscoa em Manaus

Distribuidoras de combustível são notificadas pelo Procon-AM

Procon-AM autua frigorífico após encontrar 1,5 tonelada de polpa de fruta armazenada irregularmente

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *