Onze municípios do Amazonas vão ter horário de votação diferenciado nas eleições municipais de 2024.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a votação em Manaus vai começar às 7h e será encerrada às 16h, para adequar o resultado ao horário de Brasília, que é uma hora a mais do que na capital amazonense.
Nos outros 11 municípios do Amazonas as seções eleitorais abrirão às 6h e encerarão a votação às 15h (no horário local), em uma diferença de duas horas em relação ao horário oficial a ser seguido em todo país, conforme determina o Art. 231 da Resolução TSE nº 23.736/2024.
Lista das cidades amazonenses com horário diferenciado:
- Amaturá (22ª ZE);
- Atalaia do Norte (42ª ZE);
- Benjamin Constant (20ª ZE);
- Eirunepé (11ª);
- Envira (46ª ZE);
- Guajará (45ª ZE);
- Ipixuna (45ª ZE);
- Itamarati (69ª ZE);
- Tabatinga (36ª ZE);
- São Paulo de Olivença (22ª ZE);
- Jutaí (41ª ZE).
Pela primeira vez, as eleições municipais serão feitas em um horário único em todo o país. O fuso adotado será o de Brasília. Com essa diferenciação, o TSE fechará as urnas todas ao mesmo tempo, independente do horário diferenciado de votação.
Em Brasília e outras cidades que seguem o horário oficial, a eleição começará às 8h e será encerrada às 17h.
A medida é para facilitar a apuração de divulgação do resultado. A contagem só começa com todas as urnas fechadas. Segundo a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, a decisão foi tomada para evitar uma sobrecarga.
“Pelo fato de ser a primeira eleição municipal que vai adotar o horário de Brasília como horário único, se fossem divulgados os resultados por município e por zona, ao mesmo tempo, poderia haver uma demora maior pela soma de sistemas que precisam funcionar e pela soma de dados ao mesmo tempo”, afirmou.
De acordo com a estimativa do TSE, em Manaus, o resultado da votação deve ser conhecido entre 18h30 e 19h,.
Envio de urnas
O envio das urnas eletrônicas para os municípios do interior no Amazonas começou pelo menos um mês antes do previsto devido à seca que já afeta a região. Os equipamentos serão usados nas eleições municipais que ocorrem em outubro de 2024.
Até o momento, quase 255 mil pessoas estão sofrendo com os impactos causados pela estiagem, que segundo o governo, deve alcançar seu ponto mais crítico no fim deste mês.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱