×
Esclarescimentos

Torcedor do São Raimundo diz que não tinha intenção de fazer apologia ao nazismo

O torcedor prestou esclarecimentos no 5º DIP e disse que não tinha intenção de apologia ao nazismo quando fez a tatuagem há 10 anos

Foto: Reprodução

Manaus (AM) – O torcedor do São Raimundo, de 31 anos, que foi flagrado com uma tatuagem de águia na costa, que é um dos símbolos do nazismo, na arquibancada de um jogo do time amazonense, foi identificado e se apresentou ao 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro São Raimundo, zona Oeste, na manhã desta quarta-feira (20).

De acordo com o delegado Ivo Martins,  titular do 5º DIP, o suspeito apresentou-se na delegacia com a mãe e os advogados. Ele afirmou que quando fez a tatuagem, há dez anos, não tinha intenção de promover incitação a prática nazista.

“Tivemos uma conversa aberta com a presença da genitora dele e dos advogados, e ele deu a versão dele. Disse que não tinha intenção quando tatuou, a cerca de dez anos atrás, de promover nenhum tipo de incitação ou de constrangimento, dessa prática nazista como foi amplamente divulgado”, disse o delegado durante entrevista a uma rede de TV local.

Ivo Martins ainda revelou que o torcedor está com uma atitude colaborativa e entregou o celular e o computador para as investigações. Como a primeira conversa foi para esclarecer os fatos, a próxima será o depoimento formal dele.

“Então, estamos apurando. Ele está com uma atitude bastante colaborativa, inclusive, já nos entregou o celular e o computador também vai ser arrecadado. Vamos checar todas essas informações de maneira técnica e, em seguida, ele será ouvido formalmente na presença dos advogados dele”, finalizou o delegado.

A tatuagem de Águia desenhada nas costas do torcedor é símbolo do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, e foi amplamente usada durante o nazismo, um dos capítulos mais tristes da história da humanidade.

Relembre o caso

Foto: Reprodução

O torcedor do São Raimundo, sem blusa, com uma tatuagem que faz apologia ao nazismo, causou revolta nas redes sociais nesta segunda-feira (19).

Nas imagens divulgadas, é possível ver o homem sem camisa com a tatuagem exposta nas costas, na arquibancada do time. O desenho é de uma águia, também lembrada como símbolo do partido nazista.

Nas redes sociais, o clube divulgou uma nota sobre o ocorrido e repudiou a atitude do torcedor. O vereador e presidente do São Raimundo Esporte Clube, Rodrigo Guedes repudiou a ação e moveu um processo criminal para que a polícia investigue.

Guedes afirmou ainda que por precaução o clube esportivo irá proibir o indivíduo de adentrar nas dependências do São Raimundo E.C.

Segundo a legislação, é crime “praticar, induzir ou incitar” discriminação, assim como “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”, podendo a responder de dois a cinco anos de prisão.

Leia mais:

Torcedor do São Raimundo exibe tatuagem nazista durante jogo em Manaus

Vereador Rodrigo Guedes denuncia criminalmente apologia ao nazismo em jogo do São Raimundo

Torcedor do São Raimundo exibe tatuagem nazista durante jogo em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

  1. O rapaz não é torcedor do São Raimundo Esporte Clube, ninguém que vivencia o clube diariamente reconhece esse rapaz, então jornal em tempo, não o taxe como torcedor do Clube, o mesmo era apenas visitante !!!

    Assim como a nota que o clube soltou, todas as torcidas não compactuam com esse tipo de ideologia nazista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *