Logo Em Tempo
  • Últimas Notícias
  • Amazonas
  • Política
  • Polícia
  • Esporte
  • Economia
  • Cultura
  • Famosos
  • País e Mundo
  • Opinião
  • Últimas Notícias
  • Articulistas
  • Versão digital - Em Tempo
  • Versão digital - Agora
  • Expediente
  • Anuncie

Início » Sem Categoria » Projeto beneficia moradores de Maués com fortalecimento cultural

Cultura no AM

Projeto beneficia moradores de Maués com fortalecimento cultural

Jovens participam de oficinas de montagem de instrumentos e aprendizado de cantorias e batidas folclóricas
Por Em Tempo*
Publicado em 23 de abril de 2022

Maués (AM)- O projeto “Tamboreando Cultura na Terra do Guaraná”, iniciativa do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), completou seis meses de execução com formação em Luthieria Percussiva e Tambor de Gambá para crianças e jovens de Maués (a 267 quilômetros de Manaus).

A ação é pioneira e visa valorizar, e fortalecer as manifestações culturais e populares da cidade de Maués.

O projeto Tamboreando está estruturado em dois eixos: formação e apresentação. A formação inclui a construção e montagem de instrumentos, ensino de cantorias e batidas, vivência afetiva e cultural, além da apresentação da orquestra de alunos. Fazem parte do projeto dois grupos: o Dança dos Pássaros e o Troar dos Tambores.

Durante os seis meses da iniciativa, foram realizadas 98 inscrições, ministradas 94 aulas somando 132 horas de ensinamentos, ofertados 2 diferentes cursos (Tambor de Gambá e Luthieria Percerssiva) e construídos 97 instrumentos de percussão pelos alunos, como cheques-cheques, cajons de colo, caraxás e chocalhos. A equipe reúne colaboradores de Maués e seu interior, Manaus e Rio de Janeiro e São Paulo.
De acordo com a coordenadora geral do Tamboreando, Mariana Guimarães, o projeto se fortalece a cada dia.

“Os resultados quantitativos e qualitativos são expressivos, confirmando o bem que o projeto faz aos seus participantes, que passaram a ter nas aulas, ensaios e apresentações, uma razão artística em suas vidas. Mais que isso, o projeto oferece horas de ocupação no contraturno escolar de muitos dos seus alunos, o que vem ajudando significativamente suas famílias com um ensino complementar que muitas vezes não pode ser feito dentro de casa”, avalia.

O Tamboreando também impacta positivamente na autoestima da cidade, diz Mariana, pois mostra que Maués é um lugar de criatividade, receptividade e valorização de seu conhecimento local.

“A cultura dos tambores da Amazônia desperta o interesse de especialistas, músicos em geral e turistas de diversas partes do mundo. Assim, o aspecto turístico do projeto conversa em harmonia com seu aspecto cultural”, afirma.

A primeira apresentação do grupo Troar dos Tambores ocorreu em fevereiro deste ano. O grupo desfilou pelas ruas de Maués acompanhado do cortejo do Boi Pavulagem, atraindo a atenção e a participação dos moradores. Segundo Mariana, estão previstas mais nove apresentações artísticas do projeto ainda em 2022.

Cultura de gambá fortalecida

O ensino da tradição do Tambor de Gambá e dos instrumentos percussivos é fundamental para a valorização do gênero em Maués. De acordo com a pesquisadora e colaboradora do Tamboreando, a cantora e pesquisadora em Ecomusicologia, Karine Aguiar, a cultura vem passando por uma revitalização.

“Eu diria que hoje a cultura gambazeira é a manifestação de maior expressividade da identidade cultural mauesense. O Gambá enquanto gênero musical e dança quase desapareceu do contexto cultural urbano de Maués, mas sempre esteve muito presente nas festas da zona rural. A cultura gambazeira tem seu momento de revitalização no início deste século através do trabalho incansável de Mestre Barrô e da professora Ruth Hatchwell no Ponto de Cultura CULTUAM, além do antropólogo Cristian Pio Ávila que produziu uma tese de doutorado e outras diversas publicações sobre o grupo de Gambá Pingo de Luz”, contextualiza a pesquisadora.

Karine explica que o Gambá é um complexo cultural de origem euro-afro-ameríndia que envolve música, dança e uma espiritualidade pautada no catolicismo popular, que combina as religiosidades indígena, negra e católica.

“Está presente não só em Maués, mas em outros municípios amazonenses como Borba e Novo Aripuanã. O Gambá conta a história dos encontros multiculturais que contribuíram para a formação do que hoje é a sociedade mauesense. Além disto, o Gambá descortina um pouco da presença negra neste município e de como estas populações conseguiram sobreviver nas regiões mais profundas da floresta através da colaboração com o povo indígena Sateré-Mawé”, revela.

Mais sobre o projeto

Dois mestres de Cultura Popular do Amazonas foram idealizadores do Tamboreando: o professor luthier Ricardo Macedo e Waldo Mafra, o mestre Barrô. Ambos faleceram antes da execução do projeto e deixaram um legado de inspiração para o trabalho desenvolvido. Um dos professores que faz parte dessa missão é o luthier Alessandro Cabral, que indica como o projeto vem transformando a vida dos alunos.

“Os resultados são os mais positivos possíveis, e o envolvimento e a participação são melhores ainda. A música, as atividades lúdicas e a construção de seus instrumentos fazem com que o aluno se envolva 100% nas atividades, principalmente nos ensaios das apresentações, onde temos boa participação nos finais de semana”, conta o mestre.

Alessandro ressalta a contribuição do Tamboreando para a valorização e o fortalecimento das manifestações culturais de Maués. “O projeto tornou-se uma espécie de elo de resistência nessa luta para não deixar essas belas tradições serem esquecidas”, declara.

Uma das alunas desde o início do projeto é Vitória Jennifer, de 13 anos, que relata com alegria os conhecimentos adquiridos até agora. “Já consegui construir meu instrumento, um cajon, que eu mesma pintei, colei e toquei. Fiquei muito feliz de ter feito um instrumento pela primeira vez e já participei de apresentações como intérprete mirim”, diz.

“Esse projeto é muito bom para nós, nos ensina a valorizar mais a nossa cultura. Todo mundo adora as aulas, porque aprendemos, construímos e tocamos juntos. Me inspira a querer aprender muito mais, me incentiva a cantar e amar mais o nosso precioso Amazonas”, declara Vitória.

Tamboreando Cultura na Terra do Guaraná é um projeto pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM); e conta com o patrocínio da Ambev e Guaraná Antarctica, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Largo São Sebastião será palco da Final de Calouros do Sesc

Imprensa Oficial doa livros para população amazonense

Festival multicultural celebra 2 anos

Compartilhe:

Tags: cultural, folclore, maués, projeto

Posts Relacionados
Sem Categoria Obstetra orienta cuidados antes e após a gravidez
Sem Categoria Marinha investiga acidente com balsa e flutuante que deixou mãe e filhos desaparecidos no AM
Sem Categoria Policial aposentado é procurado por extorsão e sequestro em Manaus
Mais Lidas
Violência IMAGENS FORTES! 'Diaba Loira' é morta em tiroteio no RJ; corpo encontrado na rua
instabilidade WhatsApp apresenta falha e impede envio de mensagens em grupos
1 ano de saudade Cultura brasileira está há um ano sem a voz e o talento de Zezinho Corrêa
Vancouver Atropelamento em festival no Canadá deixa ao menos nove mortos
Investigação Morte da cantora Paulinha Abelha pode gerar condenações
Tensão Tiros perto de ajuda humanitária em Gaza deixam 6 mortos e mais de 160 feridos
...

O Portal EM TEMPO é a plataforma de notícias digitais da Rede EM TEMPO de Comunicação, com o compromisso de entregar informação precisa, relevante e independente para os leitores do Amazonas e da Amazônia Legal.

  • Últimas
  • Opinião
  • Amazonas
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • País e Mundo
  • Cultura
  • Famosos
  • Esporte
  • Geral
  • Jornal
Contato
  • emtempofb@gmail.com
  • (92) 98408-6907
  • (92) 98859-0110
  • Rua Dr. Dalmir Câmara, 623 – Bairro São Jorge
    CEP 69033-070 – Manaus, Amazonas

© 2025 Em Tempo – Todos os direitos reservados Desenvolvimento:
Ajustes de Acessibilidade

Desenvolvido por OneTap

Por quanto tempo você deseja ocultar a barra de acessibilidade?
Hide Toolbar Duration
cores
navegação
  • Declaração de Acessibilidade
Versão 2.4.0