O histórico “6 a 0” imposto pela Argentina no jogo de estreia da seleção brasileira no torneio Sul-Americano Sub-20, que é disputado na Venezuela, não passará em vão. O fiasco desidratou a já desgastada imagem de Ramon Menezes, e o técnico será dispensado ao final da competição, mesmo que o Brasil se classifique para disputar o Mundial da categoria, no Chile, entre setembro e outubro.

A informação não é oficial, é claro, mas vem de pessoas próximas a Ednaldo Rodrigues, “ainda” (sic) o presidente da CBF. E o “ainda” é mesmo por conta da série de fiascos que o futebol de seleções vem protagonizando na gestão do dirigente baiano. Não custa lembrar a eliminação para Israel no último Mundial Sub- 20 e a não classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, no ano passado.

Aliás, a eliminação no Torneio Pré-Olímpico foi também numa derrota para a Argentina (1 a 0), e igualmente na Venezuela. Na oportunidade, Ramon chegou a balançar no cargo. Mas não saiu justamente porque o presidente da CBF resolveu ignorar a pasta e a necessidade de reformulação em seus processos. O trabalho do técnico não é bom, mas Ednaldo foi quem ignorou todos os sinais.

Ramon Menezes conseguiu o título sul-americano do Sub- 20 em 2023, e foi campeão também com o time que dirigiu no Pan-Americano do mesmo ano. Mas tem a imagem dos fiascos da CBF de Ednaldo no pós “Era Tite”, incluindo derrotas para Marrocos e Senegal nos amistosos com a seleção principal. Seus times, de forma geral, são inconsistentes e pobres de repertório.

No “6 a 0” desta sexta-feira (24), em Valência, na Venezuela, a seleção foi desorganizada e apática. E os três primeiros gols em menos de dez minutos abateram o time e inviabilizaram a reação. Hoje, o jogo pelo Grupo B do torneio é contra a Bolívia, que perdeu para o Equador na estreia por 2 a 1. O gerente de seleções, Cícero Souza, está na Venezuela e acompanha a sequência do time no torneio.

*Com informações do Extra

Leia mais:

Amazonense Paulinho, do Vasco, é convocado pela Seleção Brasileira Sub-20

Seleção feminina é convocada para dois amistosos contra a Austrália

Vasco confirma estreia do time principal contra o Madureira, em Manaus