A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, nesta terça-feira (18), denúncia criminal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por participação em uma suposta trama golpista investigada pela Polícia Federal. O documento, assinado pelo procurador-geral Paulo Gonet, foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Essa é a primeira denúncia formal contra Bolsonaro no STF desde que ele deixou a Presidência. A acusação representa um avanço nas investigações que envolvem o ex-mandatário. A Polícia Federal já havia indiciado Bolsonaro em três inquéritos: o que apura fraude no cartão de vacinação, o esquema de venda ilegal de joias sauditas e a suposta tentativa de golpe de Estado.
O caso será analisado pela Primeira Turma do STF, presidida pelo ministro Cristiano Zanin, que deve pautar o julgamento. Além de Zanin, integram o colegiado os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino. A expectativa é que Bolsonaro se torne réu ainda neste primeiro semestre.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱