Manaus (AM) – O Conselho de Administração da Suframa (CAS) aprovou, nesta quinta-feira (28), durante sua 303ª Reunião Ordinária, realizada por meio de videoconferência, uma pauta com 34 projetos industriais, de serviços e agroindustriais, sendo 13 de implantação e 21 de diversificação, ampliação ou atualização.
A reunião foi presidida pela secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino, e contou com a participação do superintendente da Suframa, Algacir Polsin, e de demais conselheiros representantes de órgãos ministeriais, governos estaduais e municipais e entidades de classe, entre outros.
Além dos novos investimentos aprovados, a reunião contou também com manifestações dos conselheiros em defesa da competitividade da Zona Franca de Manaus e da importância de manter as vantagens comparativas da indústria instalada na região em um momento em que o governo federal está envolvido em relevantes decisões sobre questões tributárias de interesse da economia brasileira.
Importância estratégica
O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, iniciou seu discurso enfatizando que o modelo ZFM tem importância estratégica para a região e para o País e representa uma política de Estado que perdura por mais de 55 anos com sucesso absoluto em Manaus, mas que ainda é dependente do PIM e que precisa espraiar de forma mais ampla seus benefícios para toda a Amazônia Ocidental (Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e Amapá.
Ele também destacou a necessidade de união de esforços para o alcance de objetivos comuns e manifestou confiança no governo federal no que diz respeito à tomada de decisões favoráveis à região e à ZFM.
“Tenho certeza que o governo federal também entende que as indústrias do PIM são atividade meio para atingirmos nossos objetivos de extrafiscalidade, que são o desenvolvimento regional, a redução das desigualdades e a melhoria da qualidade de vida da nossa população”,
afirmou.
Por fim, Polsin ressaltou a importância de que todos os atores contribuam para a divulgação positiva do modelo ZFM. “É importante que todos nós, desde a imprensa até os funcionários de chão de fábrica, façam a divulgação das características e a defesa do modelo ZFM, destacando sua importância estratégica para a nossa região.
O Brasil todo tem que saber disso, caso contrário, pode ficar a impressão de que o modelo visa somente a dar lucro para as empresas, o que contamina processos decisórios importantes para a Amazônia”, reforçou, citando, na sequência, diversas ações em andamento na Suframa que buscam diminuir a dependência do PIM e diversificar a economia regional.
Diálogo
A secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino, afirmou que as demandas relacionadas à Zona Franca de Manaus que forem encaminhadas à Sepec/ME serão tratadas com prioridade e se colocou à disposição do ecossistema da ZFM para atuar como interlocutora e promover, ao lado da equipe técnica da Secretaria, amplo diálogo com os diversos atores da região a fim de construir soluções.
Ela também comentou sobre a fase final de elaboração do edital relacionado ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), afirmando que na semana que vem, possivelmente, ocorrerá o lançamento oficial do instrumento.
“É um trabalho de longo prazo com a contribuição de muitos de vocês e queríamos agradecer o apoio. Estamos fazendo o máximo esforço para que seja lançado na próxima semana”, afirmou a secretária.
Vídeo
A 303ª Reunião Ordinária do CAS está disponível na íntegra aos interessados no canal oficial da Suframa no YouTube – youtube.com/suframanews.
*Com informações da assessoria
Bolsonaro faz nova promessa de preservar a ZFM: Dá para confiar?
Wilson Lima se encontra com Bolsonaro para discutir sobre ZFM
Após instalação de comissões, Zé Ricardo quer convocar Guedes para explicar decretos contra ZFM
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱