Manacapuru (AM) – O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado (Idam) se integrou e une esforços para a execução do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Local, Sustentável e Solidário – Projeto Sustentar. A ação pioneira é desenvolvida em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) e visa o incentivo ao associativismo e cooperativismo, e o fortalecimento do sistema de produção rural do município.
Estão juntos neste projeto-piloto o Sindicato de Produtores Rurais de Manacapuru (SPRM), a Cooperativa dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Cootaf) e o Idam, que contribui com o arcabouço técnico relativo ao incremento da produção no município, trabalho que já é feito pela unidade local do instituto.
“Estamos alinhados para apoiar e prestar assistência técnica continuada a todos os grupos formados no projeto, relativos a cada uma das cadeias produtivas: milho, mandioca, avicultura e piscicultura”, explica Joyce Magalhães, da Gerência de Apoio à Organização de Produtores (Georp) do Idam.
O Projeto Sustentar busca, além das orientações técnicas do Idam, parcerias com entidades que possam atuar na infraestrutura, na socialização, no escoamento da produção e na pesquisa, entre outras necessidades.
Ao todo, 60 pessoas estiveram presentes no lançamento do Sustentar, entre produtores, dirigentes sindicais, especialistas na produção rural e integrantes da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa), Banco da Amazônia, Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Secretaria Municipal de Produção Rural de Manacapuru.
O secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Airton Schneider, representou o secretário Petrucio Magalhães Júnior no lançamento e destacou a importância do estímulo aos segmentos produtivos no município.
“Estamos juntos nesse esforço de convergência de ações do setor público para promover o desenvolvimento dos produtores ligados à cooperativa e associados. Vamos atuar com esforço redobrado em cima das demandas apresentadas por eles, fortalecendo assim essas quatro cadeias produtivas em Manacapuru”, finalizou Schneider.
Fotos: Divulgação/Idam
*Agência Amazonas
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Idam incentiva tecnologias no cultivo de citros e macaxeira em Iranduba
Entrega de documentos de nomeados em concurso do Idam inicia na segunda (18)
Idam desenvolve plantio de mandioca em São Gabriel da Cachoeira
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱