A I Copa Barezinho de Flag Football Estudantil marcou um avanço significativo da modalidade em Manaus. O evento, realizado no domingo (23), no Colégio Militar de Manaus, reuniu 10 equipes e mais de 500 pessoas, consolidando o crescimento do flag football estudantil na região.
Times e campeões da competição
A disputa contou com cinco equipes na categoria Sub-12 e cinco no Sub-14. Os times participantes foram:
- Recanto Lions (Escola Recanto da Criança)
- AEVA Tritões (Escola Elisa Bessa)
- AEVA Imperadores (Comunidade Boas Novas)
- AEVA Tigers (Escola Saint-Exupéry)
- AEVA Jarlece (Escola Jarlece Zaranza)
- AEVA Magic (Escola Elisa Bessa)
- AEVA Eagles (Escola Elisa Bessa)
- AEVA Arcanjos (Comunidade do Puraquequara)
Na categoria Sub-12, o título ficou com o Recanto Lions, que venceu de forma invicta. Já no Sub-14, a equipe AEVA Arcanjos conquistou o campeonato.
Destaques individuais
O evento também premiou atletas que se destacaram em campo.
- Ícaro Alemão (Recanto Lions) recebeu o troféu de Revelação.
- Eva Maia, quarterback do Recanto Lions, foi eleita MVP do Sub-12.
- João Ricardo, do AEVA Tritões, também foi premiado como Revelação.

AEVA impulsiona o flag football na região
A Associação Educacional Voz Ativa (AEVA) tem um papel essencial na expansão do flag football estudantil. O professor Girleno Barbosa, diretor-geral da AEVA, celebrou a realização da copa.
“Estamos realizando um feito histórico para Manaus, para o flag e para todas as crianças. Cada evento aumenta o número de adeptos, e já temos frentes em Coari-AM e Carauari-AM. Estamos vivendo e realizando um sonho”, analisa Girleno.
O Coordenador de Projetos da AEVA, Binho Menezes, também destacou a importância do evento.
“Manaus, há 18 anos, foi a primeira capital no Brasil a jogar Full Pad (todos os equipamentos do futebol americano de contato) e fizemos história com isso. Hoje, a AEVA é a maior fomentadora de Flag Football da América Latina, e nossa sensação é que ainda estamos no aquecimento”, exalta o coordenador.
Além disso, Menezes anunciou a expansão do esporte para outros municípios.
“Vamos ainda este ano realizar jogos intermunicipais, tendo em vista que em Coari-AM e Carauari-AM já estão aprendendo a modalidade”, completa.
Impacto na formação dos jovens atletas
Pais e familiares também reconhecem a importância do flag football no desenvolvimento das crianças. Gil Aranha, pai de atletas e agora também treinador, compartilhou sua experiência.
“Sou um pai muito presente, e minhas filhas encontraram no flag um ambiente de muita educação e respeito. Isso me deixa seguro de que elas estão em um ambiente sadio, onde a AEVA se importa com notas escolares e comportamento das crianças. E agora também sou coach, tem sido uma experiência incrível”, disse Gil Aranha.
Próxima competição já tem data marcada
O crescimento do esporte segue acelerado. No dia 29 de junho, Manaus sediará a I Copa Gerando Falcões de Flag Football Estudantil, com expectativa de 12 equipes na categoria Sub-12, o dobro da quantidade do primeiro torneio na cidade.
Leia mais:
Parceria cede bolsas e investe mais de R$ 100 mil para fomento do Flag Football em Manaus
LS
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Faltou o destaque de MVP do Sub 14.
Ednildo Edigar, Quarterback do time Arcanjos.