Iranduba (AM) – Maria Luiza Brasil, de 23 anos, é escritora, poetisa, e acadêmica em Pedagogia e Produtora Cultural. Ela vem desenvolvendo sua paixão pela escrita em Iranduba, onde mora desde os sete anos de idade e já tem dois livros publicados, “Pensamentos de Mim, Você e Todos Nós” (Ed. Sejamos Luz, 2017) e “Ela mora – Crônicas, Contos e Cartas”, pela Filos Editora. A história dela é de luta, superação e demonstra uma verdadeira vocação para escrita.
Ao Em Tempo, Maria contou que começou a escrever em 2013 para não entrar em depressão. Eram de quatro a seis textos por dia. “Descobri que era epiléptica aos 15 anos de idade e tive que parar de fazer muitas coisas que fazia. As pessoas que entenderam pelo o que eu estava passando me incentivaram a escrever. De dezembro de 2013 a maio de 2014 eu já havia escrito 300 textos, mas fui roubada por uma pessoa que se aproveitou da minha dificuldade de subir no ônibus. Até resgatei o celular, mas os conteúdos foram todos perdidos”, contou.
Após perder seus conteúdos, Maria quase desiste de escrever, mas em 2015 inicia o livro “Pensamentos de mim, você e todos nós”, baseado nos jovens. Ela decidiu vender bombons na escola para tentar pagar uma editora para publicar o livro.
“A secretária de um colégio se comoveu com a minha história e contou para uma jornalista que veio ao meu encontro em novembro de 2016. Depois que a matéria saiu, em menos de 24 horas eu consegui patrocínio dos advogados Júlio Antônio Lopes e Cassius Clei para publicar meu livro no dia 16 de junho de 2017. São muitas dificuldades, mas desde o começo tive muito apoio de empresários da cidade e professores que me aconselharam, apoiaram e incentivaram como o professor Jan Martinot e Inês Soares”, declarou.
Livros
Maria também é autora da página “Pensamentos de mim, você e todos nós”, – essa que leva o título do primeiro livro dela.
“A minha mãe e meu padrasto começaram a me acompanhar nos eventos que comecei a ser convidada para ir em Manaus. Quase todos os eventos que vou são em Manaus. Através das academias conheci grandes autores amazonenses que me incentivaram a querer cada vez mais conhecê-los, foi aí que tive a ideia de criar a página ‘Pensamentos de mim, você e todos nós’, – essa que leva o título do meu primeiro livro, para divulgar os autores amazonenses e nacionais pois eu acredito que os autores, sobretudo, os amazonenses merecem reconhecimento e respeito”, disse.
“Ela Mora – Crônicas, Contos & Cartas” também foi publicado por Maria e pode ser adquirido pela Amazon. “Infelizmente não tenho mais exemplares do primeiro livro. Foram quase 400 exemplares vendidos de forma independente a partir dos eventos que participei em Manaus, exposições que fiz em supermercados, lojas, feiras e nas ruas. Mesmo com dificuldade de andar e com o preconceito que as pessoas têm com a leitura eu consegui vender e até começar meu curso de Pedagogia através das vendas dos livros. A literatura quando a gente conhece, não consegue mais soltar. É um vício e um amor constante que mais pessoas deveriam se deixar levar”, destacou.
Recursos financeiros
Maria pediu apoio aos empresários e amantes da literatura para conseguir recursos para conseguir imprimir a terceira tiragens do Ela Mora para levar para a exposição na bienal do livro em São Paulo em julho. Quem quiser colaborar pode entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Leia mais:
Criador de conteúdo de Manacapuru gera entretenimento para milhares de seguidores
Dia das Mães em Rio Preto da Eva terá show de José Augusto
Casal de atletas de Presidente Figueiredo conquista medalhas no Arnold South America
Edição web: Jonathan Ferreira
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱