A Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) recebeu, nesta quarta-feira (4), os representantes do boi-bumbá Garantido para mais uma reunião preparatória do 58º Festival Folclórico de Parintins. O encontro teve como foco o alinhamento jurídico e a correta aplicação dos recursos públicos repassados aos bois.
A agenda faz parte de uma série de reuniões com os bois-bumbás e seus departamentos jurídicos. Assim como no encontro com o Caprichoso, realizado em 27 de maio, a iniciativa reforça o papel da PGE-AM no suporte legal às agremiações culturais.
Reunião reforça apoio jurídico e transparência
Participaram da reunião o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, o presidente do Garantido, Fred Góes, o vice-presidente Marialvo Brandão e o advogado Raul Góes.
“Faz parte do papel da PGE-AM entender como estão os bois juridicamente. E assegurar que os recursos sejam empregados de forma correta para essas instituições, que fazem do Amazonas um exemplo de execução de política pública cultural na Amazônia e no Brasil”, afirmou o procurador.
Garantido valoriza parceria com o Estado
O presidente do Garantido agradeceu a iniciativa da PGE-AM e destacou a importância do apoio estatal.
“A Procuradoria é um braço que pode nos ajudar muito, esse alinhamento é fundamental”, disse Fred Góes.
Ele também frisou a relevância do fomento para o funcionamento do boi:
“Hoje a folha de pagamento do boi é praticamente toda custeada com recursos do Estado. O Festival de Parintins não sobreviveria sem a mão do Estado”, completou.
Governo do Amazonas reforça compromisso com o festival
No dia 26 de maio, o Governo do Amazonas, realizou o repasse de R$ 10 milhões aos bois Caprichoso e Garantido, sendo R$ 5 milhões para cada. O investimento reafirma o compromisso do Estado com o Festival de Parintins, um dos maiores eventos culturais do Brasil.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Eventos do Garantido agitam os fins de semana em Manaus
