Manaus (AM) – O projeto Acesso Livre realiza sua última apresentação neste sábado (6), a partir das 10h, na Escola de Tempo Integral Maria de Lourdes, localizada no conjunto Promorar, bairro Alvorada 2, zona Centro-Oeste de Manaus. A iniciativa promove atividades artísticas voltadas para crianças e adolescentes, com foco na inclusão de pessoas com deficiência.
Contemplado pelo Edital nº 07/2023 da Lei Paulo Gustavo, o projeto é financiado pelo Governo do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A participação é gratuita e aberta ao público.
Além dos espetáculos, o Acesso Livre ofereceu oficinas teatrais para estudantes de duas escolas da capital. As aulas foram conduzidas pelos instrutores Eduardo Oliveira, Miro Nessa e Nickelly Góes. A proposta é incentivar o desenvolvimento artístico dos jovens e promover o acesso à cultura em comunidades escolares, com ênfase na diversidade e na inclusão.
Segundo o coordenador do projeto, Eduardo Oliveira, a iniciativa busca ampliar horizontes por meio da arte. “Oportunizar qualidade de vida através do teatro é também formar novos espectadores e acender neles um futuro possível com a cultura”, afirmou.
Ao longo de sua execução, o Acesso Livre proporcionou experiências teatrais a jovens de diferentes perfis, ampliando o contato com a linguagem cênica e a construção de narrativas inclusivas. O projeto também contou com apoio da Casa Zeus Produções Artísticas e produção audiovisual assinada por Lucas Fersil.
Leia mais:
‘In Concert’ celebra o amor com clássicos e cultura amazônica no Teatro Amazonas
