×
“Luto Interrompido”

Projeto cultural retrata histórias de famílias vítimas da pandemia

Performance de dança-teatro busca transmitir a dor da perda e presta homenagens

Manaus (AM)- A dor da perda de entes queridos retratada por meio da arte, em uma simbólica homenagem póstuma às milhares de famílias vítimas da covid-19. Essa é a proposta do projeto cultural “Luto Interrompido”.

Em sua primeira temporada, conta a história de quatro pessoas em que as famílias tiveram a dor do luto interrompido em tempos pandêmicos, e, agora, tem a oportunidade de homenageá-las em uma performance de dança-teatro.

Contemplado pelo edital Concurso Prêmio Manaus 2021 – Zezinho Corrêa, da Prefeitura de Manaus por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), “Luto Interrompido” é um projeto de dança em formato audiovisual que traz a história real de famílias que não puderam se despedir no momento crítico da pandemia.

Em quatro vídeos já disponíveis no You Tube, o projeto constrói, por meio da dramaturgia, uma linha de cada história que compreende o luto de uma forma completa, desde a dor, o sofrimento, o isolamento e não poder estar em presença física nos lugares e, em seguida, as melhores lembranças e mensagens que a família quer deixar registrado.

Proposto pela performer Thays Araújo, que protagoniza a produção, o projeto conta com direção, produção e concepção de Mabrini Muniz. “Luto Interrompido” foi gravado nas ruas, utilizando espaços que estavam fechados durante o pico da pandemia.

“O lançamento do projeto aconteceu dia 25 de abril de 2022  e já está disponível no You Tube, no canal ‘Luto Interrompido’. Agradeço às famílias que abriram seus corações e suas histórias para a realização deste projeto. Os homenageados foram: Maria da Glória, 72 anos; Tiago Moreira, 36 anos; Maria Francisca, 80 anos;  Binho Lopez, 43 anos. Todas vítimas do Covid-19 na cidade de Manaus, Amazonas”, compartilhou Mabrini.

Com a série de vídeos, Thays Araújo quis propor algo para desenvolver artisticamente, que saíssem das caixas pretas tradicionais de apresentações, e, para isso, buscou Mabrini Muniz para a direção e produção deste projeto com o foco de usar espaços não convencionais da cidade.

Com dez anos de carreira voltada ao teatro, ‘Luto Interrompido’ foi o primeiro desafio no meio audiovisual de Mabrini Muniz e traz um olhar estético da artista sobre um tema tão delicado.

“Este projeto me colocou no lugar do outro, pude sentir as dores dessas famílias, assim como suas alegrias e memórias. Quando finalizamos tive a certeza que foi Deus que conduziu e conduzirá as próximas etapas. Porque o meu humano não saberia lidar com tudo isso. Tem processos que mexem conosco, viver a trajetória do luto em tempos pandêmicos é desafiador e transformar esse sentimento em arte é mais ainda”, comentou a diretora.“Luto Interrompido” é um trabalho que traz referências às dores do mundo diante de uma pandemia devastadora para a humanidade. “Esperamos ter apoio financeiro para poder realizar outras temporadas futuramente e contar mais história de todas essas pessoas que tiveram as vidas ceifadas durante esta pandemia, ressaltando, que não são apenas números, são pessoas, histórias e que precisamos valorizar o passado”, destacou Mabrini Muniz.

Ficha Técnica

Além de Mabrini (direção) e Thays (performer), o projeto conta com a participação do músico Felipe Muniz; Direção de fotografia de Camila Soares; Bruno Souza como Assistente de Produção; Naila Fernandes (som direto), edição de Matheus Muniz e assessoria de Mônica figueiredo. Durante o projeto foram entrevistados: Vitor Lima, Deborah Carioca, Dhayanne Santos e Liviane Mota.

Interessados em apoiar o projeto “Luto Interrompido” podem entrar em contato por meio do telefone (92) 99406-9416 ou via email: [email protected]. Todos os episódios de “Luto Interrompido” estão disponíveis no link https://bit.ly/lutointerrompido.

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

fotos: Divulgação

Leia mais :

Davi Lucas interpreta Menino Maluquinho no Amazonas de Ópera

“Palhaçaria navegante” realiza espetáculos no interior do AM

Banda amazonense lança clipe musical

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *