Manaus (AM)- Como parte da programação da campanha sobre os cuidados com medicamentos e os riscos da automedicação, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realizou, na noite desta quarta-feira (4), uma mega-ação de saúde.
A programação ofertou serviços e exposição de estandes de 18 instituições parceiras, no complexo da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
A ação também conta com apresentações e exposições dos programas estaduais da Vigilância em Saúde voltados para a prevenção de dengue, zika, chikungunya, zoonoses, tuberculose e entomologia, além de diversos serviços ofertados por parceiros envolvidos na ação de saúde.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o foco da campanha busca atingir, também, a população em geral dentro da temática sobre os riscos da automedicação.
“É importante incluir a população em geral que é o público-alvo dessa campanha e prestar orientações, informações e alguns serviços que estão sendo ofertados na Ponta Negra”, afirma Tatyana.
Quem compareceu à Ponta Negra teve acesso à vacinação para atualização do esquema vacinal contra Covid-19 e outras vacinas como as doses contra sarampo e contra influenza.
Serviços
Além da vacinação contra Covid-19 (adulto e infantil), e vacinação contra influenza e sarampo, a mega-ação vai contar aferição de pressão arterial, bioimpedância e teste de glicemia; exposição sobre o Programa Estadual de Controle de Tabagismo, sobre nutrição saudável; aula de ritmos (dança), estandes sobre o Crédito Rosa, Auxílio Estadual e orientações referentes ao Auxílio Brasil.
Também fazem parte da ação, a exposição de experiência com bom êxito e atividades extracurriculares relacionadas à saúde de escolas; distribuição de 500 mudas arbóreas diversas, incluindo medicinais e frutíferas; feira itinerante de produtos regionais; exposição sobre o Projeto Respirar, da SES-AM, com professores de educação Física e fisioterapeutas.
Integram ainda a mega-ação: programa de educação ambiental do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); exposição e comercialização dos produtos fitoterápicos das Unidades de Conservação: Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista e Rio Negro.
Entre os serviços e orientações ofertadas estão, ainda, exposições organizadas pela Ufam, Fametro, Universidade Estácio de Sá, Uninorte e Unip.
Programação
Dia 5 – Das 08h30 às 11h25
Reitoria da UEA, Avenida Djalma Batista, 3.578, Flores, zona centro-sul de Manaus.
Dia 5 – Das 17h50 às 20h20
Fametro, Campus Central, Av. Constantino Nery, 3000, Chapada, zona centro-sul de Manaus
Dia 6 – Das 17h50 às 20h20
Fametro, Zona Leste,
Avenida Autaz Mirim, 8.565, Tancredo Neves, zona leste de Manaus.
*Com informações da assessoria
FOTOS: Maíra Pessoa/ FVS-RCP
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Terapias inovadoras chegam a Manaus para evitar calvície
Albergue é inaugurado na Maternidade Ana Braga
Sexo melhora a imunidade? confira
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱