×

Enchentes no Texas deixam 24 mortos e dezenas de desaparecidos

Chuvas intensas elevam nível do Rio Guadalupe e arrastam acampamento cristão com 23 meninas desaparecidas

Chuvas torrenciais provocaram enchentes repentinas ao longo do Rio Guadalupe, no Texas, na sexta-feira (4), resultando na morte de pelo menos 24 pessoas, segundo autoridades locais. Equipes de resgate continuam atuando para salvar dezenas de pessoas ilhadas ou desaparecidas.

Entre os desaparecidos estão 23 meninas de um acampamento de verão cristão, localizado às margens do rio, que foi tomado pelas águas após o transbordamento.

Governador confirma continuidade das buscas

Durante coletiva de imprensa na noite de sexta-feira (4), o governador do Texas, Greg Abbott, informou que as operações de busca e resgate continuarão durante o fim de semana. Ele assinou uma declaração de desastre para acelerar a ajuda a Kerr e outros condados afetados.

Em pronunciamento no Air Force One, o presidente Donald Trump declarou:

“Nós cuidaremos deles”, ao ser questionado sobre apoio federal ao Texas.

Inundações atingem região sem aviso prévio

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu alerta de emergência por inundação repentina em partes do Condado de Kerr, a cerca de 105 km de San Antonio.
Dalton Rice, administrador municipal de Kerrville, relatou:

“Isso aconteceu muito rápido, em um período de tempo muito curto, impossível de prever, mesmo com radar”.

As águas subiram rapidamente antes do amanhecer, dificultando qualquer evacuação antecipada. Segundo Rice, o Rio Guadalupe ultrapassou o nível de grande inundação em menos de duas horas.

Volume de chuvas superou previsões

Embora os alertas meteorológicos tenham sido emitidos desde quinta-feira (3), W. Nim Kidd, diretor da Defesa Civil estadual, afirmou:

“As previsões não previram a quantidade de chuva que vimos”.

As fortes chuvas cancelaram eventos do Dia da Independência em toda a região, como os fogos de artifício em Kerrville, cujo local de celebração foi completamente alagado.

Números atualizados da tragédia

O xerife de Kerr, Larry Leitha, confirmou 24 mortes associadas às enchentes até a noite de sexta. O número representa um aumento significativo em relação às 13 mortes registradas mais cedo no mesmo dia.

No Condado de Kendall, uma pessoa foi encontrada morta, mas a causa ainda não foi confirmada como relacionada à enchente.

O vice-governador Dan Patrick relatou que o Rio Guadalupe subiu 8 metros em 45 minutos, agravando o impacto. As equipes de emergência já resgataram 237 pessoas, incluindo 167 por helicóptero.

Com mais chuvas previstas, Patrick alertou para risco contínuo de enchentes entre San Antonio e Waco nas próximas 24 a 48 horas.

Ajuda federal e forças de resgate mobilizadas

A Guarda Costeira dos EUA e a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) foram acionadas para apoiar as ações locais de resgate e socorro.

*Com informações da CNN

Leia mais:

Jornalista dos EUA elogia SUS após acidente no Rio de Janeiro

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *