Na sexta-feira (25), um incêndio atingiu a quadra 31 do Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. As chamas começaram após velas serem acesas sobre túmulos e se espalharam rapidamente pela vegetação seca. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conteve o fogo antes que se espalhasse ainda mais.
Novo caso
Nesta segunda-feira (28), um segundo foco de incêndio foi registrado, desta vez na quadra 44 do mesmo cemitério. Assim como no episódio anterior, o fogo teve início com o uso de velas deixadas em homenagens, intensificado pelas altas temperaturas e o clima seco da capital.
Alerta da Semulsp
A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) reforçou o alerta sobre o risco de incêndios em cemitérios durante o período de estiagem. O uso inadequado de velas, especialmente sobre túmulos cercados por mato seco, representa risco elevado de propagação das chamas.
Recomendação
A recomendação é para que a população utilize o cruzeiro — área central segura para velas — como local para acender homenagens. Outra sugestão da Semulsp é o uso de flores artificiais ou naturais, que não apresentam risco de combustão.
Leia mais:
Vídeo mostra colisão violenta entre ônibus e carro no Lírio do Vale; veja
