O Centro Histórico de Manaus passa por uma transformação importante. A reabertura de ruas centenárias, como Guilherme Moreira, Marcílio Dias, Doutor Moreira e Henrique Martins, marca uma das maiores mudanças urbanas na região nas últimas décadas.

A medida foi anunciada na madrugada desta quarta-feira (6), pelo vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, durante uma vistoria técnica no projeto “Mutirão nos Bairros”.

Após anos destinadas exclusivamente a pedestres, lojas e camelôs, as vias voltam a permitir o tráfego de veículos. A ação faz parte do plano “Mutirão no Centro”, que prevê pavimentação, nova drenagem, recuperação de meio-fio, canteiros centrais e instalação de iluminação em LED nos próximos 90 dias.

“Essa foi uma solicitação tanto dos lojistas quanto dos camelôs. A volta do tráfego vai aquecer o comércio, melhorar a segurança e devolver movimento ao Centro”, afirma Renato Junior.

A decisão tem respaldo técnico e cultural. O projeto foi autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e construído em diálogo com sindicatos, associações e trabalhadores do comércio local.

“Já conversamos com os sindicatos, associações, com quem vive e trabalha aqui. É uma ação planejada, que respeita a história da cidade, mas olha para o presente e futuro”, reforça o vice-prefeito.

Ação deve impulsionar comércio e mobilidade

Com a liberação do tráfego, a expectativa é que o acesso às lojas seja facilitado, fortalecendo a economia local.

“O Centro precisa de apoio, e esse apoio chegou. Toda revitalização traz dinamismo, atrai clientes e faz a roda girar”, comenta o vendedor Del Otny, ouvido durante vistoria na rua Guilherme Moreira.

“O mutirão veio na hora certa. Acho que eles têm que intensificar mesmo. O Centro precisa de carinho e de apoio. O apoio chegou. O Centro tem que ser respeitado, e o respeito chegou”, completa.

Além da reabertura das vias, a operação no Centro já apresenta melhorias visíveis, como nova pintura de faixas de pedestres, recapeamento de ruas, limpeza reforçada, reestruturação do mobiliário urbano e instalação de lixeiras. Algumas calçadas também serão reconstruídas e novas áreas verdes serão criadas.

Novo sistema binário vai ordenar o tráfego

Para evitar transtornos, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) desenvolve um sistema binário, com circulação em sentidos alternados nas vias reabertas.

“Essas ruas estavam delimitadas apenas para pedestres, mas, agora, com o retorno controlado dos veículos, vamos aplicar um sistema onde o tráfego siga em sentidos alternados. Isso garante fluidez, evita congestionamentos e melhora o acesso direto às lojas”, explica o vice-presidente do IMMU, Leda Júnior.

Todo o Centro será sinalizado, com regras específicas para garantir a convivência entre pedestres e motoristas.

A ação segue uma diretriz do prefeito David Almeida, que determinou atenção especial à área central da cidade. Para Renato Junior, a iniciativa vai além da mobilidade urbana:

“É o início de um novo ciclo, que respeita quem construiu esta cidade e acredita na força do Centro como motor da economia local”, afirma.

Nos próximos dias, o mutirão será ampliado, alcançando outros polos estratégicos do Centro de Manaus. A proposta é consolidar uma mudança permanente na paisagem urbana e na rotina dos manauaras.

(*) Com informações da assessoria

Leia mais: Homem é preso suspeito de roubos e ameaças no Centro de Manaus