Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) revelam que mais de 62% dos municípios amazonenses reduziram ou não registraram homicídios no primeiro semestre de 2025. As maiores quedas ocorreram em Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Tabatinga e Coari.

Secretaria destaca ações preventivas

O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, atribui a redução dos crimes às operações ostensivas da Polícia Militar e ao aumento da presença da Polícia Civil, que foi possível após o chamamento de novos servidores pelo governador Wilson Lima.

“Não temos dúvida que estamos avançando com a Segurança Pública do nosso estado e vamos chegar a resultados ainda maiores. Estamos trabalhando muito integrados com a Polícia Militar e a nossa Polícia Civil com apoio da nossa Polícia Científica para isso e não iremos aceitar resultados menores que estes, porque a nossa missão é dar cada dia mais segurança para a nossa população”, destacou o secretário.

Quedas expressivas em homicídios

Segundo o Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), a redução geral dos homicídios chegou a 62,3% em relação ao mesmo período de 2023. Rio Preto da Eva lidera com queda de 83%, seguida de Itacoatiara com 62%, Tapauá com 40% e Coari com 30%.

O Governo do Amazonas realizou investimentos históricos, adquirindo novas lanchas blindadas, armamentos e convocando 2,8 mil novos servidores para o sistema de segurança pública. Isso permitiu reforçar o efetivo da Polícia Civil, que passou a contar com delegados em todas as unidades, além de novos investigadores e escrivães.

Operações integradas ampliam o combate ao crime

As ações conjuntas entre Polícia Civil e Polícia Militar ganharam força com operações como “Interior Mais Seguro”, que é custeada em mais de 90% pelo governo estadual, e “Impacto”, realizada na Região Metropolitana e cidades do Alto e Médio Amazonas, que avança para outros municípios.

Essas operações contam também com o suporte tecnológico do Sistema Paredão e do Programa RecuperaFone, facilitando a captura de foragidos por crimes de roubo e homicídio.

Leia mais: Agro deve crescer 9% em 2025 e impulsionar PIB mesmo com cenário instável