O governador Wilson Lima realizou nesta terça-feira (12) a segunda grande entrega de viaturas integradas ao Sistema Paredão, com 252 veículos destinados à Polícia Civil (PC-AM) e Polícia Militar (PMAM). Os veículos reforçarão a segurança tanto na capital quanto nos 61 municípios do interior do estado.

“Com essa entrega, zeramos a renovação da frota das polícias especializadas, como Rocam, COE e Polícia Ambiental, muitas com tecnologia embarcada para identificação de veículos roubados ou furtados”, destacou Wilson Lima. Ele reforçou que melhores condições de trabalho para os policiais resultam em respostas mais eficazes para a população.

No total, só em 2025, o programa Amazonas Mais Seguro já entregou 721 viaturas, entre carros e motos, para as forças de segurança. A última entrega ocorreu em julho, com 369 veículos para as polícias Civil, Militar e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Das 252 viaturas entregues hoje, 142 são para a Polícia Militar — sendo 123 destinadas ao interior — e 110 pickups para a Polícia Civil e SSP-AM. Equipadas com câmeras que fazem leitura automática de placas, as viaturas enviam imagens em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), auxiliando na localização de veículos com restrições.

Desde o início da operação com o novo sistema, 17 veículos roubados ou furtados foram recuperados em Manaus. O período de 09 a 10 de agosto registrou mais de 48 horas sem ocorrências desse tipo de crime.

De janeiro a julho de 2025, o Amazonas reduziu em 30% os casos de roubo de veículos, segundo o Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp). O estado ocupa a 15ª posição nacional e a 6ª na Região Norte nesse indicador.

O comandante de Policiamento do Interior, tenente-coronel Freitas, afirmou que as novas viaturas são essenciais para ampliar a presença policial em todas as regiões do estado, complementando outras modalidades de transporte e operações já em curso, como o Interior Mais Seguro e a Operação Protetor.

A entrega ocorreu na Arena da Amazônia, local que sediará o Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 13 a 15 de agosto. O evento reunirá especialistas e gestores para discutir segurança na Amazônia, emergência climática e proteção das cidades e da floresta.

Leia mais:

Amazonas ganha 369 novas viaturas com câmeras inteligentes