Parintins (AM) – Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) apreenderam, na manhã desta terça-feira (12), cerca de 300 quilos de queijo de coalho e 10 quilos de mariscos clandestinos (anéis de lula). A ação ocorreu durante fiscalização sanitária no porto do município de Parintins, a 369 km de Manaus.
O objetivo da operação é impedir a entrada irregular de produtos de origem vegetal e animal vindos do Pará, que não atendem às normas fitossanitárias do Amazonas.
Produtos apreendidos sem selo de inspeção
Os produtos apreendidos não possuíam selo do Serviço de Inspeção, essencial para identificar a origem e garantir a rastreabilidade. Isso representa risco à saúde dos consumidores.
O técnico de fiscalização agropecuária Samuel Bernardo, da Adaf, explicou que o material estava em uma embarcação.
“Encontramos cerca de 300 quilos de queijo de coalho e 10 quilos de anéis de lula sem rotulagem e sem selo de inspeção, o que impossibilita garantir que esses produtos não tragam riscos à sociedade”, afirmou.
Importância do selo de inspeção para produtos de origem animal
A Adaf reforça que todos os alimentos de origem animal provenientes de outros estados devem possuir o Selo de Inspeção Federal (SIF) ou o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).
Esse selo comprova que o produto foi processado conforme as normas higiênico-sanitárias vigentes e é seguro para consumo.
Descarte e penalidades
Por não ser possível garantir a segurança dos produtos, todo o material apreendido foi descartado no lixão de Parintins e destruído com retroescavadeira.
A equipe da Adaf lavrou Termo de Apreensão e Inutilização, além de Auto de Infração para o responsável pelo transporte.
Ação integrada e educação sanitária
A operação contou com servidores da Adaf/Parintins, Prefeitura de Parintins e Polícia Militar.
Durante a ação, os fiscais também distribuíram materiais educativos sobre Defesa Vegetal e inspeção de produtos de origem animal para passageiros do porto.
Denúncias
A população pode denunciar irregularidades no processamento de alimentos de origem animal pelos telefones:
(92) 99138-4073 e (92) 99380-9174.
Leia mais:
Adaf apreende 85 quilos de queijo clandestino em Tefé e alerta sobre riscos à saúde
