A Prefeitura de Manaus reforçou, nesta semana, as regras de segurança para a praia da Ponta Negra, na zona Oeste, informando que o banho no balneário é permitido apenas entre 8h e 17h. Após esse horário, não há atuação de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Amazonas e a baixa visibilidade no rio Negro torna o local arriscado para os banhistas.
De acordo com o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antônio Peixoto, o fluxo de visitantes tende a aumentar no segundo semestre, mas a segurança deve ser prioridade.
“No segundo semestre, com o nosso verão amazônico, é natural as pessoas frequentarem ainda mais a praia da Ponta Negra e são todos bem-vindos. Mas devemos redobrar a atenção para o horário de uso da Ponta Negra, que vai até as 17h, para banho. Depois deste horário, não há guarda-vidas na praia. Tome banho com segurança, dentro do longo período disponível, e a gente pede que não entrem no rio após as 17h ou até mesmo de noite e madrugada”, orientou.
A prefeitura destaca que a segurança começa com cada cidadão. É essencial respeitar os horários, seguir as sinalizações dos guarda-vidas, evitar o consumo excessivo de álcool antes do banho e redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com a saúde mais frágil.
Orientações
Garrafas de vidro são proibidas na faixa de areia e na água. Placas informativas estão instaladas ao longo da praia e devem ser seguidas por todos os visitantes. O verão amazônico é um convite ao lazer, mas a responsabilidade individual é fundamental para prevenir acidentes.
Os guarda-vidas atuam todos os dias na Ponta Negra, orientando e prestando socorro, se necessário. Eles alertam que o banho noturno não é seguro e deve ser evitado. A visibilidade reduzida e a ausência de monitoramento aumentam os riscos de afogamento.
Além disso, a Prefeitura de Manaus lembra que é proibido o uso de garrafas de vidro, soltar pipa, acampar, fazer churrascos ou fogueiras na praia. O comércio ambulante só é permitido com autorização municipal. Equipes fazem abordagens e orientam sobre as regras, incluindo a apreensão de itens proibidos.
A segurança do local é reforçada com a presença diária da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Ciclopatrulhas ajudam a garantir a ordem e a preservação do patrimônio público. A limpeza da orla e do calçadão também é feita regularmente por equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
A praia perene da Ponta Negra, com 4,8 mil metros quadrados, foi inaugurada em 2012, durante a requalificação da primeira etapa do complexo turístico. Desde então, é um dos pontos mais visitados de Manaus, especialmente durante o verão amazônico.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: VÍDEO: Homem morre afogado na praia da Ponta Negra em Manaus
