Começou a mudar a cara do centro de Manaus com o “Mutirão no Bairro”, ação da Prefeitura que reúne 16 secretarias e mais de 1.100 servidores. Em apenas 12 dias de trabalho, as equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) já percorreram 13 vias, aplicaram duas multas e realizaram 127 notificações, combatendo ocupação irregular de calçadas, poluição visual e obras sem licenciamento.

Lojistas e comerciantes que ocupavam passeios públicos com araras, bancas, redes ou outros objetos foram notificados, assim como proprietários de imóveis com obras irregulares, que foram embargadas. Segundo o Plano Diretor da cidade (Lei Complementar 005/2014 – Código de Postura), é proibido estacionar veículos, expor mercadorias ou impedir a circulação de pedestres nas calçadas.

O vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto, destacou que a fiscalização orienta, notifica e retorna para garantir cumprimento da lei. “Além de liberar calçadas, encontramos obras sem licença que foram notificadas e embargadas. Nos casos de reincidência, aplicamos multas”, explicou.

As equipes já atuaram em ruas como Barão de São Domingos, Coronel Sérgio Pessoa, Leovegildo Coelho, Tabelião Lessa, Pedro Botelho, Rocha dos Santos, Miranda Leão, dos Andradas, Quintino Bocaiúva, dos Barés e Marechal Deodoro. O mutirão começou em 4/8 e seguirá por 90 dias, dividindo o centro histórico em três polos territoriais.

O objetivo da operação é requalificar o centro histórico e comercial da capital, garantindo mais segurança, funcionalidade e beleza. Com 25 fiscais atuando diretamente, o Implurb combate poluição visual, libera calçadas e ordena o espaço urbano, beneficiando tanto pedestres quanto comerciantes.

“O foco é resgatar a beleza e a funcionalidade do Centro. Vamos agir fortemente contra ocupações irregulares e poluição visual, garantindo que a legislação seja cumprida”, reforçou Peixoto.

O “Mutirão no Bairro” não é apenas limpeza e manutenção: é uma transformação urbana que valoriza o patrimônio histórico, fortalece o comércio e devolve à população um espaço organizado, seguro e atrativo.

Leia mais:

“Asfalta Manaus” atua em novo trecho do bairro Mutirão, na Zona Norte