A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, e o presidente da COP30 no Brasil, embaixador André Côrrea do Lago, vão participar do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável. O grupo, conhecido como “Conselhão”, promove o Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus.
O evento reunirá mais de 200 cientistas da região e apresentará um documento com propostas para a Agenda de Ação do Mutirão Global contra a Mudança do Clima, com foco no período de 2025 a 2035. Mais de 40 instituições colaboraram na elaboração do material.
As contribuições discutidas no encontro serão levadas para a COP30, marcada para novembro, em Belém (PA). Entre os temas abordados estão a transição energética, a gestão sustentável de recursos naturais e a transformação agrícola.
Sobre a COP30 🔍
A COP30 é um dos principais eventos globais sobre questões climáticas e ambientais. O encontro reúne chefes de Estado, cientistas, organizações internacionais e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de combate às mudanças climáticas, com foco na sustentabilidade e preservação dos ecossistemas.
Em 2025, pela primeira vez, a COP será realizada na região amazônica, destacando as necessidades e o potencial da maior floresta tropical do mundo.
Leia mais
COP30 inclui açaí e tucupi em cardápio após polêmica em Belém
